quarta-feira, 19 de junho de 2013

Proposta de resolução do exame de Geometria Descritiva A de 2013 - 1ª fase

Durante a tarde de hoje, poderão consultar aqui a minha proposta de resolução do exame de 2013, 1ª fase. Obrigada pela visita e boa sorte para os resultados.

28 comentários:

Anónimo disse...

No exercício 2, chamei ao plano de rampa ρ em vez de θ, tem grandes descontos na cotação?

vera viana disse...

Não, não haverá grande problema com isso - quando muito (e se mais nenhuma incorrecção houver), 1 ponto...
Boa sorte.

Anónimo disse...

Hum.... Tenho tudo certo menos no 3.... Projectei a parte que estava em sombra... Distracção... Na projecção frontal fica completamente igual, mas a horizontal ficou trocada. Espero que não tire muito :S

Anónimo disse...

na axonometria, nos eixos rebatidos em vez de por Xr e Yr coloquei X' e Y' quanto me descontam? além disso coloquei a negrito uma aresta que não era para por a negrito...

Anónimo disse...

No exercicio das sombras eu fiz mal a sombra real, pintei a parte em que nao estava em sombra, desconta muito?

Anónimo disse...

Eu utilizei um plano de top na 1 para intercectar com o obliquo.

- Lau .m. disse...

nao encontro, em que zona do site esta

Anónimo disse...

No 3 so nao fiz a sombra propria do cone quanto desconta ?

Anónimo disse...

esta aqui http://www.veraviana.net/exames.html#e20131a

Cristina disse...

No 3 so nao fiz a sobmra propria do cone completamente correcta. Desconta muito?

Anónimo disse...

no 4 eu coloquei directamente a cota nos pontos do hexagno da base desconta muito o exercícios esta correcto as medidas foram a única diferença estão maiores

Unknown disse...

No exercico 3 fiz mal a sombra própria. Desconta muito?

Oliveiros Costa disse...

Facil...
temos aqui outra proposta de resolução no Facebook
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.522608304463849.1073741825.124391120952238&type=3

esta ultima no problema 1 é interessante e simples: usar um plano definido por um dos pontos do plano dado e pela recta de topo definido uma recta de intersecção auxiliar de forma imediata pelo que a localização do ponto I também era imediata...

vera viana disse...

Desculpem-me, mas não consigo responder um a um em que situações desconta e se muito ou não (ainda por cima quando assinam sem nome). Vou por isso responder-vos mais ou menos genericamente:
Problemas de notações não são grandemente penalizados, a não ser que denotem erros na compreensão do processo de resolução.
No exercício 2, poderia ter sido utilizado um plano de topo para determinar o ponto I, sem problema algum, desde que contivesse a recta dada.
Marcar as coordenadas dos pontos directamente nos eixos axonométricos descontará bastante (não sei dizer quanto), porque denota que o aluno não percebeu bem o sistema de representação axonométrica.
Vejam na página http://www.gave.min-edu.pt/np3/np3/451.html os critérios de classificação da prova (que nesta altura ainda não saíram).
Boa sorte para todos.

Anónimo disse...

Boa tarde!
O exame correu-me muito bem, foi bastante fácil, apenas tenho uma questão:
No exercício 3, na projecção frontal, a linha de contorno da sombra que passa pelo sólido, não a pus a traço interrompido e por consequente passei a mancha por cima. Acha que desvaloriza muito o exercício? Sabe dizer-me um valor aproximado do desconto?
Obrigado e boas férias!

Oliveiros Costa disse...

Alternativas questão 1:
http://gdarte.blogspot.pt/2013/06/proposta-de-resolucao-exame-nacional_3488.html

Oliveiros Costa disse...

Correcção online no gdarte:
http://gdarte.blogspot.pt/search/label/Exame%202013

Anónimo disse...

No exercico 2 para achar o traço frontal do plano de rampa, rebati a reta p, mas esqueci-me de conter o plano. A solução final está igual a essa (o exercicio está igual)! Mas esqueci-me de por lá o nome do plano de perfil, e depois de escrever o traço rebatido horizontal do plano de rampa (e eixos tbm)...estou com medo que me descontem muito! por quantos pontos posso vir a ser penalizada por não escrever os nomes?!
Obrigada!

Anónimo disse...

Oh diabo, apercebi-me que fiz sombra onde não era suposto (apenas os contornos da sombra são vizíveis)
Quanto me poderão descontar?

Anónimo disse...

No exercicio 3 o ponto T´deu-me dois mm mais acima na base do cone,posso perder mais de 2 pontos?
Obrigado e bom dia.

Unknown disse...

Olá professora, no exercício 3, pelo ponto I temos de passar 2 recta em que uma é horizontal e a outra de topo, certo? Rectas estas que são tangentes á base do cone e que determinam a linha separatriz luz/sombra. A professora não nomeia as rectas, está correcto assim?

Anónimo disse...

Boa tarde... No exercicio 3 fiz mal uma aresta auxiliar que deveria ser visivel e eu pus invisivel... de resto tenho o cone e a sombra bem feitos... quanto me poderão descontar mais ou menos?

Ja agora, este blog é muito util mesmo, deu-me muito jeito na preparação para o exame, por isso obrigada

vera viana disse...

Bom dia.
Conforme poderão já ter visto, saíram já os critérios de classificação da prova (a partir de http://www.gave.min-edu.pt/np3/np3/451.html ou em http://www.aproged.pt/examesgda708/20131fcriterios.pdf). Se os consultarem e tentarem comparar com o que fizeram, poderão ter uma ideia aproximada da cotação que poderão ter em cada exercício. Quando saírem os resultados, aconselho-vos a pedir uma cópia da prova para verificar a classificação de cada item, mesmo que a cotação corresponde ao esperado (e excepto, claro, se for de 200 pontos).
Resposta a algumas questões:
- quanto a não identificar o plano de perfil no exercício 2, poderá não ter grande penalização, embora denote que o aluno não compreendeu que é o plano que é rebatido e não a recta ou os pontos desse plano.
- se o ponto T' deu mais acima do suposto, poderá ter havido falta de rigor ou incorrecção na determinação das tangentes à base do cone, o que será penalizado no critério respectivo. Não sei dizer quanto, por depender da situação em causa.
- no exercício 3 não é obrigatório identificar as rectas tangentes à base do cone com as respectivas notações.
- quanto à incorrecção na visibilidade da geratriz, não me parece que a penalização seja excessiva, ainda por cima se for apenas uma. Consulte os critérios para perceber qual será.
Fico bastante satisfeita por me dizer que o meu site foi útil. Significa que cumpriu a sua função, tornando o meu trabalho mais gratificante. Obrigada.

Boa sorte para os resultados do exame.

Anónimo disse...

Bom dia, agradeço a resposta à pergunta dobre a aresta do cone. Eu já tinha visto os critérios detalhadamente antes de fazer a pergunta, mas como não dizem nada sobre as invisibilidades do cone, pensei que me poderia ajudar... Será que as invisibilidades do cone entram na cotação da correta projecção horizontal e frontal do cone? Poderia só especificar o que considera uma penalização não excessiva? É que no meu caso todas as décimas contam e não consigo mesmo perceber quanto me poderão desontar porque nos critérios não têm nada referente às invisibilidades do cone...

Bom dia e obrigada. Já agora o meu nome é Ana Nunes, é que isto com tantos anónimos calculo que ninguém se entenda...

vera viana disse...

Olá, Ana.
A geratriz de que estamos a falar deverá ser penalizada no passo "Determinação das projeções de uma das geratrizes de tangência" ou "Determinação das projecções da outra geratriz de tangência" (depende daquele em que for considerada), mas a penalização não será superior a 2 pontos. Tome em atenção que poderão existir outros aspectos do exercício que estejam incorrectos, caso em que a penalização será superior à que referi. Espero que não seja o caso.
Boa sorte.

Anónimo disse...

Boa tarde. Obrigada, no meu caso por falta de rigor (e aí sei que desconta para aí um ponto) a geratriz de tangência deu um pouco abaixo do ponto onde deveria passar (não sei se me faÇo entender) pelo que fiquei com uma aresta a mais... Acontece que naquele bocado na projecção frontal em que a sombra projetada estava coincidente com a geratriz pus invisivel (eu sei, parvoíce) mas foi só esse bocado da aresta, o resto está visivel. Nesse caso conto que me devem descontam para aí 3 pontos, rigor e a invisibilidade incorrecta... Muito obrigada pela sua disponibilidade, ja fico descansada.

Cumprimentos Ana Nunes

Unknown disse...

Boa noite, peço desculpa estar a chatear mas uma questão :no exercício 1 achei o ponto I como era pedido mas a seguir fui achar o ângulo entre os planos. Tendo em conta q o exercício está bem só tem é o ângulo a mais vai descontar muito? Obrigada pelo seu tempo.

vera viana disse...

Olá, Catarena.
Se o ponto I tiver sido correctamente determinado, tudo o que estiver além disso, em princípio (e se não tiver interferido com a resolução) não deverá considerado. Mas só vendo o exercício em causa é que se poderá dizer ao certo...
Boa sorte para os resultados.