sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Recta fronto-horizontal, frontal ou vertical

Nos desenhos seguintes, a recta f é sempre paralela ao Plano Frontal de Projecção.
Através da animação, vemos que a sua posição vai variando entre fronto-horizontal (quando fica paralela aos dois Planos de Projecção e ao eixo x) até vertical (quando fica perpendicular ao Plano Horizontal de Projecção), passando por várias situações de obliquidade em relação ao Plano Horizontal de Projecção (situações estas em que a recta é frontal), sempre com abertura para a direita.
Ao lado da representação dos Planos de Projecção, temos a mesma situação, representada em épura:

As projecções da recta f poderão ser as seguintes:
- quando a recta f é fronto-horizontal, tanto f2 como f1 são paralelas ao eixo x;
- quando a recta f é frontal, f1 é paralela ao eixo x e f2 é oblíqua ao eixo x;
- quando a recta f é vertical, f2 é perpendicular ao eixo x e f1 é apenas um ponto, que deverá ser identificado com a notação (f1).

A certa altura da animação, aparece a amplitude do ângulo formado entre a recta f e o Plano Horizontal de Projecção. Este ângulo projecta-se em verdadeira grandeza no Plano Frontal de Projecção, no ângulo entre o eixo x e f2.

Relativamente aos pontos pertencentes à recta f (por exemplo, o ponto B e o traço horizontal da recta, Hf), verifica-se o seguinte:
- quando a recta f é fronto-horizontal, todos os seus pontos têm o mesmo afastamento e a mesma cota (mas não são necessariamente iguais entre si);
- quando a recta f é frontal, todos os seus pontos têm o mesmo afastamento, mas as cotas e as abcissas são diferentes entre si.
- quando a recta f é vertical, todos os seus pontos têm o mesmo afastamento e a mesma abcissa (mas não são necessariamente iguais entre si).

Em qualquer um destes casos, e por ser sempre paralelo ao Plano Frontal de Projecção, o comprimento de [HfB] (medida de Hf a B) projectar-se-á sempre em verdadeira grandeza no Plano Frontal de Projecção, na medida entre H2f e B2.
Se for fronto-horizontal, [HfB] terá também o seu comprimento projectado em verdadeira grandeza entre A1 e B1, por ser paralelo aos dois Planos de Projecção.

2 comentários:

Simone Oliveira disse...

Só encontrei o seu blog hoje e tanto procurei um assim nos últimos dias..
Não devo ir a tempo de tirar positiva na segunda fase, mas mesmo assim, muitos parabéns pelo blog. Está muito bom.

vera viana disse...

Muito obrigada, Simone.
Espero que o exame de ontem lhe tenha corrido bem.
Vera Viana