terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Unidade 7 - SECÇÕES

No exercício III do Exame Nacional de GD-A, tanto poderá sair um exercício de determinação da figura de secção produzida num sólido por um plano secante, como um exercício de determinação da sombra produzida por um sólido, considerando a direcção luminosa convencional (tema que será aqui referido posteriormente).
O estudo das Secções deverá ser leccionado em cerca de 36 tempos lectivos de 45 minutos e compreende os seguintes sub-conteúdos:
- Secções produzidas em pirâmides ou prismas por planos horizontal, frontal e de perfil (sólidos com base(s) em qualquer tipo de plano)
- Secções produzidas em cones, cilindros e esfera por planos projectantes
- Secções produzidas em pirâmides e prismas de base(s) horizontal(ais), frontal(ais) ou de perfil por qualquer tipo de plano
- Truncagem de sólidos.
Até ao momento, este conteúdo apareceu apenas duas vezes em exercícios de exame nacional, respectivamente, no exame de 2006-2ª fase e no exame de 2007-1ª Fase.

19 comentários:

Avelelas disse...

esperemos que esta materia seja facil...

Anónimo disse...

Olá, o meu nome é Ana Elisabete, e nao quero propriamente deixar um comentário ao seu blog, quero antes tirar algumas dúvidas e esta foi a única forma que encontrei para a contactar.
Tenho 27 anos, e por perguiça ou sabe-se lá o quê, nao acabei o 12º ano, e geometria descritiva é uma das disciplinas em falta, e este ano decidi acabar o secundário, mas tenho um bicho d 7 cabeças ... essa mesma disciplina, a qual nunca percebi e agora vejo-me aflita porque não sei por onde começar... acha possivel ajudar-me via on-line?
Isto é... não sei s por ventura tem tempo... ou sequer disposição... mas o meu mail aqui fica ana.banon@hotmail.com
Se por ventura ler isto que escrevo e caso veja que me pode ajudar de alguma forma, entre em contacto comigo... agradeço imenso de qualquer forma.
Obrigada

Anónimo disse...

Olá eu chamo-me Rui e também não estou propriamente a deixar um comentário ao seu blog...estou no 11º ano e tenho esta disciplina só que como vou ter um exame no final do ano acho que até lá não me vou conseguir preparar o suficiente porque tenho algumas dúvidas que gostava de as retirar pois não está nos meus planos não conseguir fazer a disciplina. Se não fosse um incómodo e se estivesse disponivel iria-lhe ser muito grato. Espero uma resposta. Brigada pela atenção.

vera viana disse...

Bom dia, Rui.
No que estiver ao meu alcance, gostaria de o poder ajudar, mas não sei o tipo de dúvidas que tem ou sequer em que região do país reside. A "ajuda" que consegui prestar à Ana que aqui escreveu antes também esteve limitada a estes pormenores.
Escreva-me, por favor para o seguinte endereço de e-mail: veramviana@gmail.com para podermos falar melhor. Obrigada

Anónimo disse...

Olá vi o seu site e adorei, tenho serias duvidas com 1 problema em secções podia-me ajudar a resolver estes exercícios, por favor
Desenhe as projecções e determine a verdadeira grandeza da secção produzida num cone de revolução de base assente em fi.
dados :
cota do eixo 5
Raio da circunferencia da base 4
altura do cone 8
Plano secante- plano projectante horizontal que faz um diedro de 45º (a.e.) passa pelo ponto da base do cone situado mais à direita.
atenciosamente Cris
email candida78cristina@hotmail.com

vera viana disse...

Bom dia, Cris e obrigada pelo comentário.
Gostaria de poder ajudar, mas faltam alguns dados no enunciado que me fornece. Depreende-se que a base do cone será frontal, dado que o seu eixo, tendo 5cm de cota, será de topo, mas não há dados que nos indiquem o afastamento da base ou do vértice do cone.
Sem um destes dados, não é possível realizar o exercício.
Veja se se esqueceu de algum dado e depois diga-me alguma coisa.

Anónimo disse...

Ola, boa noite.
espero que esteja tudo bem consigo!
estou com umas dúvidas e vou ter teste na quarta-feira e até lá ja não vou ter mais nenhuma aula. Gostava de retirá-las se estiver disponível.
Obrigada
comprimento

vera viana disse...

Boa noite, Rui.
Apesar de o tempo ser muito pouco, pode contactar-me através de veramviana@gmail.com.
Dentro do possível, tentarei atender às suas dúvidas.
Boa sorte para amanhã

ruben M' disse...

secçoes parece.me das materias mais acessiveis, é extremamente facil de compreender ... vasta escrever uma ou duas regras numa folha resumida e temos tudo, gostei bastante deste materia :D

vera viana disse...

Ainda bem que gostou, Rúben, também é uma das minhas preferidas.
Não se esqueça de as estudar bem para o exame da 2ª fase...

Rui disse...

Olá, boa noite
relativamente à 2a fase do exame de GDA ainda me restam algumas dúvidas que gostava de as retirar:

- exercício 3: sinceramente, não estava nada à espera deste exercício mas sim secções. a dúvida aqui é a seguinte: consegui chegar sem quaisquer problemas à representação da base do sólido pelas suas projecções, o problema foi na determinação do vértice que coloquei doutra maneira diferente. Porquê tinha de ser assim ?

- relativamente so exercício 4 - a dúvida neste é na determinação do prisma hexagonal; no enunciado não explicitava muito bem a posição deste sólido (ou então eu mao percebi)

Obrigada pela atenção

vera viana disse...

Olá Rui

Acho que a maioria dos alunos também estava à espera das secções - mas dias antes (e por coincidência), tinha aqui respondido a um comentário de um aluno, referindo que poderia sair este tipo de sólido no ex. 2...

Respondendo à sua questão: se a base do sólido pertence a um plano oblíquo e se a pirâmide é recta, então o eixo (linha definida pelo vértice e pelo centro da base) é perpendicular ao plano (e2 perpendicular a f delta e e1 perpendicular a h delta), pertencendo a uma recta oblíqua. Se a pirâmide tem 12cm de altura, esta tem de ser marcada no eixo, e como este nunca se projecta em verdadeira grandeza, temos de recorrer a um método geométrico auxiliar para a determinarmos. Nesta resolução, desenhei o plano vertical que contém a recta e e rebati-o sobre o PFP, e, por contra-rebatimento, defini V1 e V2 na recta e. Poderia ter utilizado outro método auxiliar ou rebatido de outra forma (sobre o PHP ou com um plano de topo), mas a altura nunca poderia ter sido marcada em verdadeira grandeza.

No último exercício era referido que as bases do prisma hexagonal eram paralelas ao plano coordenado frontal zx (o que significa que têm uma posição diferente da das bases do prisma quadrangular). Mas podiam, por exemplo, e para simplificar a compreensão do sóldio, ter referido que o quadrado [RSTU] era a face (lateral) de menor cota deste prisma. Simplificaria a compreensão do sólido, apesar de ser redundante...

Boa sorte para os resultados do seu exame.

Pedro disse...

Bom dia! Achei muito interessante o seu site e acessivel.
Bem, vou ter teste terça feira, no qual sai exercicios sobre as secçoes. A minha pergunta é se havera alguma maneira de saber mais facilmente os passos que temos de fazer em cones, piramides, cubos, ou seja, saber passo a passo como proceder, se possivel.
Agradeço a sua atençao.
Pedro Nuno

vera viana disse...

Olá, Pedro Nuno.
Veja se alguma das anotações em http://www.veraviana.net/dieddinamicassc.html lhe poderão ser úteis e complemente-as com os exercícios em http://www.veraviana.net/diedresolvidos.html.
Obrigada pelo comentário e Bom trabalho

Anónimo disse...

Ola tudo bem! Gostaria de fazer uma pergunta sera que e possivel?

vera viana disse...

Faça favor.
Por aqui ou através de veraviana@veraviana.net.

Amy Beautymuse disse...

Boa noite vera,

Mandei-lhe um email para o seu mail para saber se me poderia ajudar na minha duvida.

Agradecia que respondesse o mais depressa possível.

Obrigada

Ana disse...

Boa Noite Vera,

Mandei-lhe um email para o seu mail para saber se me pode ajudar acerca de um pedido sobre secções.

Precisava que me respondesse o mai depressa possívele, se possível antes de sexta-feira (dia 9).

Obrigado

Aproged disse...
Este comentário foi removido pelo autor.