segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Rebatimento do Plano Passante

Apesar de eu não conhecer nenhum exercício de exame que peça a determinação de uma figura plana pertencente a um plano passante (só conheço os exames nacionais desde 1996), e considerando que este conteúdo faz parte do programa da disciplina, apresento aqui um exemplo, bastante simples.

O plano passante pode ser também designado por "plano de rampa passante", porque ele é, efectivamente, um plano de rampa que intersecta os Planos de Projecção no eixo x (razão pela qual os traços frontal e horizontal do plano coincidem com o eixo x).
Relembra-se que os planos bissectores beta13 e beta24 são dois planos passantes, cujos pontos têm sempre a cota igual ao afastamento e que dividem (bisseccionam) cada um dos quatro diedros em dois diedros iguais (os octantes).

Determina as projecções de um hexágono regular [ABCDEF], do primeiro diedro, pertencente ao plano bissector dos diedros ímpares, sabendo que:
- o vértice A tem 3 cm de cota
- o vértice B tem 3 cm de afastamento
- o hexágono tem 4cm de lado
- o vértice B situa-se à direita de A


Observação: Este exercício foi resolvido segundo o método do triângulo do rebatimento.O cateto [Fr1F1] do triângulo do rebatimento do vértice F corresponde à medida da sua cota