terça-feira, 23 de outubro de 2007

Sólidos regulares de base(s) oblíqua(s) nos Exames nacionais de Gd-A

O conteúdo desta mensagem foi transferido para aqui.

6 comentários:

Avelelas disse...

o exercicio 1 nao tem kualker solido envolvido :S

vera viana disse...

Obrigada, Avelelas, por seres um aluno tão atento.
Já vou tratar disso...

Saraiva disse...

Boa noite....eu so aluno do 10ºano e estou no curso em que ando tem GDA, mas estou aflito porque o meu porfessor (joão aragão) não explica nada de jeito...eu posso pedir para explica qualquer coisa que ele me responde para ir estudar para casa....e agora andei a ver de sites ke explicassem a materia...e achei este gostei...e quero pedir, se me pode ajudar....o meu mail é saraiva_d123@hotmail.com. por favor responda para o mail ando na parte dos solidos I

vera viana disse...

Bom dia

Presentemente, também estou a leccionar Sólidos I aos meus alunos do 10º ano, por isso, dentro de dias colocarei no blogue alguns desenhos de sólidos e respectivas projecções com animações, assim como exercícios sobre sólidos e respectivas soluções.
Fique, portanto, atento, e entretanto, veja:
http://geometriaveraviana.blogspot.com/2009/02/cilindro-obliquo-de-bases-horizontais.html
http://geometriaveraviana.blogspot.com/2009/02/piramides-de-base-horizontal.html
http://geometriaveraviana.blogspot.com/2009/01/blog-post_31.html

Bom trabalho e obrigada pela visita e pelo comentário.
Vera Viana

talita disse...

oii vera estou em duvida com exercicio que meu professor passou ele fala que é um reta AB A(5,2,?) B(3,3,?) é uma da arestas das base de um cubo apoiado em um lano gama.
gama0(1,0,0) gama linha 270° e gama 2linha 35° aí ele pede para traçar as projeções.. tem como vc me ajudar??
desde jah agradeço..
meu e-mail é taly162@hotmail.com

vera viana disse...

Olá Talita
Infelizmente, as notações que vocês utilizam no Brasil são diferentes das nossas...
Partindo do princípio que, pelos dados que apresenta, gama' (o nosso h gama) é perpendicular ao eixo x e g" (o nosso f gama) faz 35º com o mesmo eixo, então o plano gama será um plano de topo ou projectante frontal. Se for o caso, A" e B" pertencerão a gama".
Relativamente às coordenadas de A e de B, nós costumamos separá-las por ponto e vírgula e não por vírgula. Se as coordenadas que referiu correspondem às abcissas e afastamentos de A e de B, fico na dúvida se estou a entender claramente o tipo de plano que gama é...
Veja se a base do cubo deverá pertencer a um plano de topo como aqueles que encontra em http://geometriaveraviana.blogspot.com/2009/05/figuras-planas-pertencentes-ao-plano-de.html e depois diga-me, ok?
É de lamentar que haja dificuldades em nos compreendermos numa linguagem que deveria ser universal (estou a referir-me, claro, à da geometria descritiva)
Fico a aguardar a sua resposta. Até lá, bom trabalho