terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Sombras de figuras planas nos Exames Nacionais de Geometria Descritiva

O conteúdo desta mensagem foi transferido para aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom dia.Eu ando no 11º ano e vou ter exame de GD-A.Neste momento estou de ferias a resolver alguns exercicios,porem há alguns que não consigo resolver.Se fosse possivel gostaria que a professora me deixasse a possivel solução para seguintes exercicios:
1ºÉ dada uma pirâmide pentagonal regular assente, pela base, num plano j, de topo. O plano j faz um diedro de 30º(a.d.)com plano horizontal de projecção. O ponto O (4;2) é o centro da circunferência circunscrita à base, que tem 3cm de raio. A face lateral mais à esquerda do pentagono é de topo. A pirâmide tem 7cm de altura. Considerando a direcção convencional da luz, determine a sombra própria da pirâmide, bem como a sombra projectada do sólido nos planos de projecção.
2ºÉ dado um segmento de recta de perfil[FH], sendo F(4;0) e H(4;0). F eH são dois vértices de um triângulo equlátero [FGH), contido num plano de rampa p, sendo G o vértice mais à direita do polígono. Determine a sombra projectada do triângulo ns planos de projecção, sendo dada a direcção convencional da luz.