sábado, 31 de maio de 2008

Rebatimento de duas figuras planas concêntricas e complanares

O conteúdo desta mensagem foi transferido para aqui

7 comentários:

Filipa disse...

Eu tenho uma dúvida neste exercício...o exercício pede pontos pertencentes a circunferência, o que nas soluções apresentadas aqui não acontece...e quando o desenho é rebatido a circunferência que é passada para projecções não é a que é dada no enunciado. Teria prazer em obter resposta. Peço desculpa se incomodo.

vera viana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vera viana disse...

Andreia,
Já "resolvi" o problema, deslocando as notações dos pontos A, B, E e D, de modo a ficarem mais próximas dos locais respectivos.
Boa sorte para o exame

Anónimo disse...

Uma circunferencia, inscrita em um quadrado cuja diagonal mede 20 cm, possui comprimento , em cm igual a:
pi raiz de 2
5pi raiz de 2
10pi raiz de 2
20pi raiz de 2
por favor me ajude

vera viana disse...

Vera Viana disse...
Resposta ao anónimo anterior:
“O perímetro (ou "comprimento") de uma circunferência é calculado multiplicando pi pelo diâmetro da circunferência (veja em http://pt.wikipedia.org/wiki/Circunfer%C3%AAncia)”).
Para acharmos a medida do diâmetro, e tendo a diagonal do quadrado (que circunscreve a circunferência), 20 cm de comprimento, dividimos a medida desta diagonal pela raiz quadrada de 2 para determinarmos a
medida do lado do quadrado, o que nos dá o diâmetro da circunferência.
Penso que, a partir daqui, e se fizer o desenho rigoroso das duas figuras, poderá calcular o diâmetro a partir da
diagonal e chegar facilmente ao resultado.
Bom trabalho

Anónimo disse...

Olá!
Precisava de ajuda no seguinte exercício: a)representar um segmento AB paralelo ao plano lateral de projecção e inclinado com o angulo de 45º em relação ao plano horizontal de projecção. O comprimento do segmento AB é de 50 mm.
b)representar um círculo com 70mm de diametro situado num plano perpendicular ao plano horizontal e inclinado com um angulo de 30º em relação ao plano vertical de projecção.

Agradecia muito se me pudesse ajudar...obrigada

vera viana disse...

Comentário à Sofia:
Em primeiro lugar, peço desculpa pela demora na minha resposta.
Para a alínea a), deverá rebater o plano de perfil que contém o segmento de recta, marcando os 45º entre [ArBr] e o traço horizontal do plano em rebatimento, marcando depois os seus extremos e a sua verdadeira grandeza, também em rebatimento (outra das opções possíveis será resolver esta questão através da mudança de diedro ou recorrendo à projecção lateral). Faltam contudo, dados quanto à localização exacta do ponto A ou do ponto B.
E a alínea b) tem alguma relação com a alínea a)? De qualquer modo, o círculo está contido num plano vertical, (marcando-se o ângulo de 30º entre o seu traço horizontal e o eixo x). O círculo deverá ser rebatido e contra-rebatido antes de se definirem as suas projecções.
Uma observação: o Plano Vertical de Projecção tem a designação de Plano Frontal de Projecção.
Bom trabalho