quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Geometria Descritiva A para o 10º ano de escolaridade

O conteúdo desta mensagem foi transferido para AQUI

64 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite,
Seria possível, eu frequento o 10º ano no curso de Artes visuais , e o que se sucede é que eu tenho dificuldades em decorar os planos na dupla projecção , acabo sempre a confundi-los com as rectas na dupla projecção e os meus exercícios acabam todos mal . Seria possível arranjar-me algum esquema com as rectas e com os planos?
se for possível agradeço imenso.

vera viana disse...

Resposta ao anónimo anterior:
Em primeiro lugar, peço desculpa pela demora em responder-lhe. Relativamente ao resumo da representação das rectas e planos em dupla projecção ortogonal, de momento não me é possível fazê-lo, por absoluta falta de tempo. Alguns dos desenhos que tenho por aqui colocado e os textos que os acompanham poderão ser compilados em resumos, mas presentemente não poderei cumprir essa tarefa. Aconselho-o a complementar as informações que poderá recolher aqui, com as aulas que frequenta e com o seu manual escolar para realizar os resumos de sua autoria, com as informações que considerar mais relevantes. Bom trabalho e boa sorte.

vera viana disse...

Ao "Anónimo" que me escreveu a 24/02/2009: apesar de muito estranhar o seu pedido, fiz o que me pediu.
Obrigada pela visita, boa sorte e bom trabalho.

Joana Ferreira disse...

Boa tarde,
eu vou frequentar Geometria Descritiva A no próximo ano lectivo , porque apesar de estar em artes, na minha escola só temos esta disciplina no 11º e no 12º. Como estou a pensar fazer o exame nacional de geometria, queria saber se existe alguma desvantagem em comparação com as outras escolas. E se sim, se contratar uma explicadora ajudaria a atenua-la? Obrigada pela atenção e boas férias.x)

vera viana disse...

Bom dia, Joana
Pelo facto de só iniciar esta disciplina no 11º, penso que, à partida, já está em vantagem sobre os alunos que a iniciam no 10º, quanto mais não seja, porque no 11º ano, os alunos já sabem que têm de estudar (mais), porque as coisas já não são tão simples como eram no 9º ano...
Aconselho-a a ter sempre muita atenção durante as aulas, e especialmente no início, dado que, se perder "o fio à meada" nessa altura, torna-se muito mais difícil conseguir recuperá-lo...
Não é obrigatório que tenha um/a explicador/a para acompanhar o seu estudo, a não ser que, no início, ache que as coisas começam a não lhe correr bem. Se for bem entendida (e ensinada) logo de início, esta é uma disciplina que se faz bem e em que se conseguem bons resultados. Um dos problemas reside, contudo, no facto de, por ser uma disciplina em que os conteúdos são sequenciais, tem de os entender (todos) bem, porque serão sempre necessários ao longo dos dois anos de escolaridade da disciplina (e até depois, no ensino superior).
Espero que goste da disciplina. Bom trabalho para o próximo ano e boas férias também para si.

Anónimo disse...

Boa noite eu estou a frequentar o curso de ciencias socieconómicas mas vou mudar para ciencias e tecnologias em que vou ter geometria descritiva gostaria de saber qual a melhor maneira de recuperar o 1º periodo para ter uma boa nota.

vera viana disse...

Não sei se o que lhe vou dizer é novo, mas há que pegar no caderno da disciplina dos seus colegas e no manual (se o utilizam) e tentar compreender os conteúdos, desde o início. Dependendo da forma como a disciplina está a ser dada e, claro, dos seus próprios métodos de estudo, poderá conseguir compreender as questões que os seus colegas estão a tratar a tempo. Peça também o apoio dos seus colegas, particularmente de algum que saiba que consegue ter bons resultados. Não será difícil, em princípio, se se aplicar bem na tarefa.
Se precisar de alguma coisa, vá dando notícias e consultando as mensagens deste post relativas ao 10º ano (veja na coluna lateral esquerda).
Bom trabalho

Gonçalo Cruz disse...

Boa tarde! Eu frequento o curso de Comunicação Social e lá tenho a disciplina de Design da Comunicação. Acontece que me apaixonei pelo Design Gráfico/Multimédia.
Estou decidido a ingressar por esta área num curso superior. O problema: quase todos os cursos de Design Gráfico pedem Geometria Descritiva ou História e Cultura das Artes. Estou agora no 11º ano... Não tenho qualquer base de GD... (Não sei se interessa para muito, mas eu e o lápis nunca nos demos muito bem xD).
O que devo fazer? Desistir de Geometria descritiva e fazer história e cultura das artes? Mesmo que faça o exame de História e Cultura das Artes,vou com certeza precisar de Geometria Descritiva num curso de Design Gráfico, não é?

Obrigado, Gonçalo.

vera viana disse...

Olá, Gonçalo
Com certeza que será preferível optar pela geometria descritiva, porque provavelmente terá essa cadeira no ensino superior (se optar por HCA, terá as opções futuras mais limitadas).
Convirá pedir para ser assistente numa turma de 10º ano (ou ter explicações) de modo a conseguir fazer o exame da disciplina no final do 11º ano (se for só assistente, só conseguirá fazer o exame para o próximo ano; se tiver explicações em regime intensivo, talvez consiga fazer o exame ainda este ano (pessoalmente, já tive essa experiência com um aluno a quem dei explicações durante um ano sem ele nunca ter tido geometria, e conseguiu fazer o exame).
Não é forçoso que o Gonçalo e o lápis se "entendam", porque não é preciso desenhar nada, a não ser exercícios e para tal, não é preciso jeito para desenhar - o que é preciso é jeito para pensar... E estudar regularmente, para perceber a matéria!
Boa sorte e bom trabalho

Gonçalo Cruz disse...

Hum, ok. Tenho só mais uma pergunta:
Eu quero uma parte do design mais multimédia, com os programas. Esse tipo de curso existe? Será que é necessário Geometria Descritiva para entrar?

Obrigado pela resposta e peço desculpa por continuar a maçar com perguntas :P

Diogo Mendes disse...

Boa Dia,

Eu ando no 9º ano e sempre me interessei por matemática. Penso seguir, no meu 10º ano a área de Ciências e tecnologias, a fim de seguir engenharia. Achei interessante o tema da geometria descritiva e gostaria imenso que me pudesse dar uma noção de Geometria descritiva, pois penso ter essa disciplina, e acho que seria mais fácil se já tivesse umas breves noções.

vera viana disse...

Ao Gonçalo Cruz:
Peço desculpa pela demora da minha resposta, mas apanhou-me numa fase complicada de trabalho.
Não cheguei a perceber que curso pretende. Se é design gráfico, terá a possibilidade de trabalhar com programas informáticos. Nas faculdades de Belas Artes pedem geometria descritiva, como sabe. Em faculdades privadas de artes e de design, não lhe sei dizer o que pedem, mas terá, em princípio, geometria durante um ou mais semestre/ano(s) do curso, por isso convêm tê-la tido no ensino secundário.

Ao Diogo Mendes
Se se interessa por matemática, então provavelmente gostará de geometria descritiva.
Tenho receio de acabar por dizer muito pouco sobre uma disciplina tão interessante, mas muito sumariamente, posso dizer-lhe que esta ciência trata da representação rigorosa, no plano bidimensional (da folha de papel, por exemplo), de objectos da realidade tridimensional (reais ou imaginados). Antes, contudo, de passar a objectos como sólidos geométricos, é necessário saber representar os mais elementares, como pontos, rectas e planos e articular estes elementos entre si.
A matéria passa a ser muito mais interessante no segundo ano da disciplina, como concluirá, mas o primeiro ano é fundamental para qualquer exploração posterior.
Se decidir pela disciplina no 10º ano, desejo-lhe muito bom trabalho.
Se precisar de alguma coisa, disponha (e se os conteúdos do meu site lhe puderem dar alguma ajuda, a partir de http://www.veraviana.net/mapa.html, já terão cumprido o seu objectivo).

Diogo disse...

Desde já agradeço o seu tempo dispensado. Tenho andado super entusiasmado pela geometria descritiva. Devo dizer que na minha avaliação, o unico 3 que tenho é a Educação Visual, e por isso lhe pedi uma opinião. Contudo, esta semana tenho visitado muitos blogs, sites e outras fontes de informação, e pude concluir que me pareceu super interessante geometria descritiva. Tenho tentado tirar algumas conclusões sobre G.D e também começarei a tentar reproduzir algumas das mais simples projecções.

Muito obrigado

Diogo Mendes disse...

já visitei o seu site sra. Vera e vi alguns dos exercícios, contudo acho-os um pouco difíceis, pois pouca coisa sei sobre Geometria Descritiva. Se possível agradeceria imenso que pudesse fazer um exercício, do mais simples que houver (e se possivel junto com a solução), para começar a praticar. Caso não seja possível, agradeço imenso a ajuda que me tem dado.

Anónimo disse...

Olá...
eu estou no 10ºano no curso de Artes visuais. Eu estou com imensas dificuldades a geometria.. Eu e a minha turma vamos chumbar a esta disciplina .. 1 porque a minha stora nao explica nada e segundo da a materia a correr .. Eu estou preocupada porque Artes é aquilo que quero seguir e já fiz um grande esforço. O mais certo é repetir.. Mas estou com medo de não conseguir passar a esta cadeira... POr favor pode dar algum conselho? Obrigada

vera viana disse...

Antes de mais, peço desculpa ao Diogo Mendes por demorar tanto a responder. Não sei se lhe será de grande utilidade tentar resolver exercícios sem perceber antes como é que se obtêm e o que são as projecções de elementos geométricos, mas consulte as páginas http://www.veraviana.net/dieddinamicaspr.html, http://www.veraviana.net/dieddinamicasprp.html ou http://www.veraviana.net/diedresolvidos.html.
Parabéns pelo seu esforço e interesse e bom trabalho, não só para a conclusão do 9º ano, mas também para quando iniciar geometria descritiva.

Ao anónimo que me escreveu a seguir:
Infelizmente, nesta altura do campeonato, não sei muito bem o que lhe dizer. Verifique, antes de mais, se a matéria está a ser dada completa e convenientemente - a falta de algum conteúdo poderá ser prejudicial para o 11º ano
(consulte a página http://www.veraviana.net/exames.html#programa10). Sobre a forma como a sua Professora lecciona, pouco poderei dizer sem conhecimento de causa, como deve compreender.
Experimente resolver os exercícios da matéria do 10º ano (que pode consultar a partir de http://www.veraviana.net/diedresolvidos.html, consultando as soluções apenas no final) apoiando-se no manual da disciplina ou no seu caderno de apontamentos, donde poderá concluir se estará ou não bem preparada para o 11º ano. Já experimentou saber se na sua escola haverá algum outro professor de GD que leccione aulas de apoio - ou até a mesma professora? Com um grupo de alunos mais reduzido conseguem-se por vezes melhores resultados.
Não sei se lhe consegui ser, de alguma forma, útil. Se achar que eu lhe poderei prestar algum apoio, sabe como contactar-me. Bom trabalho.

Samuel disse...

Olá, gostaria de te convidar para participar de uma rede de conteúdo para blogueiros.

Chama Ocasional, se você tiver interesse veja como funciona a rede aqui em www.ocasional.com.br/howto.aspx ou então pode enviar um email no smatosjr@gmail.com

Abs,
Samuel

Anónimo disse...

Boa tarde, estou a preparar-me para os exames nacionais de 9ºano.
E no 10º ano, quero ir para a área de artes visuais, vou escolher História da Cultura e das Artes e também irei escolher Geometria Descritiva A, mas tenho algum receio, de não conseguir compreender a matéria. Será que me podia dar algum conselho? :)

Diogo disse...

Ola Vera, Daqui fala o Diogo :)

Comecei o 10º ano com o pe direito se asssim se pode dizer. Lembra se quando lhe pedi para que me desse algumas nocoes do que era GD ? bem o que lhe posso dizer e que tive 19 no 1 periodo e adoro a disciplina apesar de por vezes me sentir um pouco desmotivado, pois nem toda a turma anda ao mesmo ritmo . Obrigado por tudo

vera viana disse...

Olá, Diogo.
Fico muito contente por ver que a disciplina lhe está a correr tão bem e espero que assim continue.
Já reparou, com certeza, que o estudo tem de ser sempre regular e continuado e que todas as aulas são importantes... Infelizmente, há sempre alunos a quem é preciso explicar mais do que uma vez, o que atrasa não só aquilo que se deveria dar, mas também prejudica aqueles que perceberam à primeira...
Bom trabalho para o resto do ano e para o próximo.

Anónimo disse...

Boa noite,
Seria possível que me mostra se exemplos de planos de rampa intersectados por rectas passantes?
Pois neste momento ando com dúvidas neste tipo de exercício.

vera viana disse...

Olá,
Dê-me mais alguns dias que até domingo tentarei tratar disso, ok?
Obrigada pela visita.

Anónimo disse...

Sim claro.
Obrigado sra Vera

Anónimo disse...

Boa noite , queria saber se ainda vou a tempo de fazer o exame de geometria como externo . Nunca tive geometria , e estou numa explicaçao , tres vezes por semana , e estou agora na parte da ortogonalidade entre rectas ñ paralelas aos planos de projecçao.
Preciso mesmo de ter esta disciplina feita. o que acha?
Obrigado pela atenção.

vera viana disse...

Olá.
se as explicações forem intensivas e levadas a sério, não vejo razão porque não se deva inscrever como aluno externo e realizar o exame da disciplina.
Se nunca teve geometria, mais uma razão para intensificar as explicações, uma vez que ainda falta muita matéria e que esta tem de estar bem apreendida...
A propósito, tenha em atenção que não será a ortogonalidade entre rectas a ser objecto de exame nacional mas sim a perpendicularidade (como no exame de 2010 da 1ª fase)...
Verifique se tem toda a matéria leccionada nas explicações, aplique-se muito na compreensão das rectas, pontos e planos, que tudo o mais virá por acréscimo, mas nunca, como já deve ter percebido, sem uma boa dose de trabalho.
Bom trabalho e boa sorte para o exame.

Anónimo disse...

Nem mais! apenas com esforço se chega longe ;) . Mais uma coisa , sera que me podia esclarecer tmb uma duvida .. eu vou fazer este exame externo, mas como nunca fiz geometria , a nota qe obter no exame irá contar tmbem para a minha media final do secundario ? Estou em artes visuais e preciso desta disciplina feita .. Obrigado :).

vera viana disse...

Ao "anónimo" que me pediu exemplos de planos de rampa intersectados por rectas passantes, lamento não poder responder da forma como gostaria (publicando uma construção dinâmica a propósito), mas de momento é-me completamente impossível.
Não sei se ajudará dizer-lhe que a recta passante é um caso "particular" da recta oblíqua e que a resolução deste tipo de problemas passará sempre por utilizar um plano projectante auxiliar (vertical ou de topo) que contenha a recta dada; determinar a recta de intersecção entre este plano e o plano de rampa dado, que resultará numa recta i que, ao intersectar a recta passante, definirá o ponto de intersecção I pedido...

vera viana disse...

ao "anónimo" que me escreveu a seguir: se está em artes visuais, a disciplina de GD não faz parte do currículo do seu curso? tem outra em opção?

Francisco Andrade disse...

Não faz mal.
Percebi o raciocínio do exercício.
Obrigado senhora Vera.

Francisco Andrade disse...

Já agora sou o Anónimo que tinha a dúvida do exercício com planos de rampa com rectas passantes.

vera viana disse...

Ok, Francisco. Obrigada e continuação de bom trabalho.

Anónimo disse...

Boa tarde! Frequento o 12º ano no curso de Ciências e Tecnologias. Na minha escola nunca nos deram opção de escolher Geometria Descritiva, mas eu precisava de fazer Geometria para entrar em Arquitectura. Estou inscrito no exame deste ano como aluno externo, mas duvido que venha a ter sucesso no exame. O que me recomenda? Acha que consigo passar no exame sem explicações?

vera viana disse...

Olá.
Não sei o que lhe diga, porque não sei como e o que tem estudado até agora...
Claro que é possível conseguir realizar a disciplina sem apoio, mas com algum será sempre melhor, como é óbvio, nem que sejam umas aulas assistidas...
Há muito tempo que anda a estudar? Consegue resolver exercícios correctamente sem olhar antes para as soluções?

FilipaS disse...

Boa Tarde,
tou no 9ºano prestes a passar para o 10ºano e vou seguir o curso ciencias e tecnologias, escolhendo as disciplinas fisica e quimica A e geometria descritiva A. Quando chegar ao 12ºAno posso continuar a ter geometria descritiva A?

vera viana disse...

Olá, Filipa. Se na sua escola, a geometria descritiva A começa no 10º ano, termina, necessariamente, no 11º ano, com um exame nacional. Nessas circunstâncias, a disciplina não existe no 12º ano.
Desejo-lhe boa sorte para o próximo ano e para a disciplina.

Anónimo disse...

Boa Tarde.

Acabei de terminar o primeiro ano de geometria descritiva mas apesar de não ter dificuldades na resoluçao de exercicios ainda nao percebi bem as visibilidades e invisibilidades dos sólidos, por isso gostaria que me arranja-se algum esquema ou explicação que me faça entender, se fosse possivel.

vera viana disse...

Olá e desculpe-me pela demora em lhe responder.
Gostava de o/a(?) poder ajudar, mas durante estes dias não me tem sido possível... Pode voltar a colocar-me esta questão daqui a umas semanas?
Obrigada

Anónimo disse...

Boa noite. Vou agora para o 10 ano é dificil geometria descritiva?

Anónimo disse...

Boa Tarde, na resolucao do exame nacional de 2011, no exercicio 1, a recta b1 não está correcta pois não passa pela projecção correcta do ponto pertencente à recta. b1 passa por R2

Anónimo disse...

Peço desculpa pelo comentário anterior, foi um erro meu

vera viana disse...

acho que eu sou suspeita para dizer se a disciplina é fácil ou difícil, mas o que sei é que exige um trabalho regular e continuado... Mas é daquelas coisas que ou se adora ou se detesta. Espero que o seu caso venha a ser o primeiro.

ao autor dos dois últimos comentários: Já reparou, entretanto, que as projecções da recta b não estão incorrectas... Mas obrigada pela atenção.

leonardo disse...

Boa tarde, vou neste próximo ano lectivo vou-me iniciar o meu 10ºano e estou com algum receio face a disciplina de geometria descritiva.é díficil ou fácil?

vera viana disse...

Olá, Leonardo.
Não lhe posso dizer que a disciplina é difícil, porque muito depende da forma como é ensinada e compreendida - há alunos que percebem tudo à primeira e que entendem bem a ligação entre todos os conteúdos; outros que nunca conseguem entender nada, por mais explicações e modelos tridimensionais que utilizemos; outros que percebem bem umas matérias e outras nem por isso; mas o que sei é que é uma disciplina que dá algum trabalho e que requer muita atenção e um estudo continuado (se calhar como todas, não?). Chamo a atenção para o 10º ano, que é de uma importância fundamental para a compreensão de tudo o que venha a ser dado, porque é neste ano de escolaridade que se dão as bases de tudo o que precisa.
Boa sorte com a disciplina.

Anónimo disse...

Boa tarde!
Sou aluna de 9º ano prestes a começar o 10º onde irei ter geometria descritiva A. Como é uma disciplina nova estou com um pouco de receio pois muitas pessoas dizem-me que e uma disciplina muito complicada. É verdade? Seria possivel arranjar-me alguns exercicios mais comuns para praticar ao longo do ano se for possivel agradeço imenso.

vera viana disse...

Olá.
Peço desculpa por só agora lhe poder responder, precisamente na altura em que o ano lectivo já começou. Não lhe poderia dar, de qualquer modo, exercícios para se ir "preparando" para a disciplina porque de tão específicos que são, requerem uma explicação prévia que entretanto receberá do seu professor. De qualquer modo, a disciplina não é complicada, tudo depende da forma como lhe é explicada e a atenção com que a recebe... Bom trabalho.

Mariana disse...

Boa tarde, sou aluna do 10ºano, do curso de Ciências Tecnológicas, e tenho Geometria Descritiva_A.
Gosto realmente desta disciplina, e percebo-a facilmente. A minha dúvida era: Poderia, eu, seguir na Faculdade qualquer curso de Artes, com a ausência de Desenho_A?
Obrigada.

Anónimo disse...

Boa Noite, eu frequento o 10 ano de artes visuais e tenho a disciplina de Geometria Descritiva. Será possível arranjar-me alguns exercícios principalmente sobre pontos, retas, planos, contrução de poligonos,...?

Atenciosamente,
Anónimo

vera viana disse...

Olá.
Veja em http://www.veraviana.net/diedresolvidos.html#recta, http://www.veraviana.net/diedresolvidos.html#planoobliquo, http://www.veraviana.net/diedresolvidos.html#paralelasplpr e http://www.veraviana.net/dieddinamicasprp.html lhe possam ser úteis.
boa sorte para o seu estudo.

Anónimo disse...

Boa tarde,
Acabei este ano o 9ºano, e gostaria de ir para artes, não só porque adoro desenhar como gostaria de ser estilista ou design industrial.
Mas eu no 9 ano começei logo mal e a matemática não correu como esperava, não é que eu não goste de matemática mas como começei mal não consegui "agarra-la".
Por isso tenho algum receio de ir para artes, por causa da geometria descritiva.
Tenho medo de não conseguir "agarra-la" desde o inicio e depois acontece como este ano.
Eu estou pronta para dar o meu melhor nessa desciplina mas mesmo assim.
Poderia-me dar um conselho?
Agradeço imenso

Anónimo disse...

Boa tarde!Gostaria imenso de ter a sua opinião,uma vez que é professora de geometria descritiva.Frequentei o 10º e o 11º anos do curso de Ciências e Tecnologias sem Geometria Descritiva,apenas com Biologia e Geologia e Fisica e Quimica e Matematica A.Depois de reflectir e de pensar muito,apercebi-me que infelizmente estava na área errada.O que realmente gostaria de seguir seria Arquitectura ou Design Gráfico.Tenho média para entrar em qualquer destes cursos mas para entrar preciso de fazer a prova de ingresso de Geometria Descritiva(tambem e necessaria a prova de matematica mas essa ja vou ter feita no 12ºano de matematica A).Tenho uma colega excelente na disciplina que me pode dar explicações.Gostaria de ter a sua opinião acerca da minha situação uma vez que está mais envolvida nesta área e ,sobretudo,se acha que vou mal preparada para a faculdade de arquitectura sem ter tido o curso de artes visuais?(não tive desenho A nem matematica B).Agradeço desde já o seu tempo em ler a minha mensagem.

vera viana disse...

Uma pergunta: não poderá entrar na Faculdade com a prova de Matemática em vez da de GD? Não dependerá da Faculdade? (não sei se pedirão Matemática e GD, ou Português e Matemática ou assim).
Quanto a entrar na Faculdade de Arquitectura sem GD, não será nada que não consiga resolver se tem apetência pela área e alguma facilidade em Matemática (embora seja muito diferente, os bons alunos a Matemática normalmente dão-se bem com a disciplina). Tem também de praticar bastante a Desenho, mas, como disse, não é nada que não seja contornável e que decerto conseguirá resolver, embora nunca, claro, sem uma boa dose de trabalho, mas de certeza que concordará comigo que será este desafio pessoal que tornará tudo mais interessante, não?
Boa sorte com a sua escolha.
Vera Viana

vera viana disse...

Ao anónimo que me escreveu anteriormente e a que eu não pude responder na altura, aconselho o mesmo que a todos os meus alunos do 10º ano: muita atenção na aula ao que vai ser explicado (note que é logo no início que ficamos a entender a "mecânica" da disciplina), desde o início, e muito trabalho extra-aula, que decerto o professor incentivará.
se precisar, o meu site pode prestar algum apoio, com algumas construções dinâmicas e exercícios, mas nenhuma delas valerá por si só, sem o necessário trabalho de aula e fora dela.
Bom trabalho,
Vera Viana

Anónimo disse...

Ola, tenho 14 anos e acabei o 9º ano de escolaridade. Vou entrar no curso de Ciências e Tecnologias e escolher a disciplina Geometria Descritiva A, visto que quero ser engenheiro. Penso que Geometria Descritiva tenha alguma coisa de comum com Matemática, pois algumas matérias de Matemática têm a ver com solidos,retas, construções de planos...Como esta é um disciplina nova para mim, gostava de fazer algumas perguntas:
1-É necessário saber desenhar?Pois eu e o desenho nao nos damos muito bem.
2-Nesta disciplina são normalmente usado cadernos quadriculados, de folha lisa, ou blocos de desenho ?? É que não vinha nada a calhar comprar cadernos quadriculados e depois serem precisos de outros tipos. 3-Nesta disciplina são usados cálculos/calculadora em alguns exercícios?
4-O facto de ter tido um 5 no exame Nacional, gostar e perceber de forma rápida de Matemática, ajudará de alguma forma a compreender melhor as matérias de Geometria?

Gostava que respondesse a estas perguntas.Obrigado e desculpe pelo incomodo.

vera viana disse...

Olá.
Fico contente por escolher a disciplina, porque se quer ser engenheiro, decerto lhe será bastante útil.
Em resposta às suas questões:
1 - não é necessário saber desenhar;
2 - são utilizados cadernos de folhas lisas. alguns professores pedem de papel cavalinho, mas pela quantidade necessária, serve(m) caderno(s) normal(ais), tamanho A4.
3 - não, todos os exercícios são de resolução exclusivamente gráfica (através do desenho geométrico).
4 - isso é óptimo: se é bom aluno a matemática, de certeza que o vai ser também a geometria descritiva!
Não se esqueça que, embora de compreensão fácil (dependendo, claro, de como é ensinada e aprendida), esta disciplina é trabalhosa, mas muito gratificante!
Muito boa sorte com a sua escolha.
Se precisar de algum apoio extra, pode contar com os conteúdos do meu site: http://www.veraviana.net/

Anónimo disse...

Obrigado pela resposta rápida :)
So tinha mesmo mais 2 perguntas que me esqueceram:
1-A disciplina tem muita teoria ou é mais prática? Quero dizer se é necessário passar muita coisa a nível de explicação "escrita" ou a explicação é normalmente feita geometricamente com "desenhos" e esquemas.
2-Quais são os materiais usados? Quando tinha educação visual ( desenho ) tinha de ter régua de 50 cm, esquadro, transferidor, varios tipos de lápis, cores, blocos de desenho e muitas outras coisas mais, e isso acabava por ficar incomodo pela quantidade de materiais que tínhamos de usar. Geometria apenas temos de ter o básico não é? Quando digo o básico refiro-me ao lápis, esquadro, transferidor, compasso e régua.

Estou mesmo entusiasmado por ter essa disciplina, porque acho-a muito interessante e podemos aprender muitas coisas. Apesar de não gostar de desenho, acho que vou adorar Geometria porque sempre adorei e preferi o "desenho" com esquadros, réguas, transferidores ( acho que se chama desenho técnico ). Vou começar a dar umas vistas de olhos no seu site e blog a ver os conteúdos para já ter umas ideias.
Uma vez mais obrigado!

Unknown disse...

Boa Noite!

Gostaria de saber se é possível iniciar a disciplina de Geometria Descritiva nno 11º ano ?

E que escolas do Porto disponibilizam isso ?

Cumps

vera viana disse...

Olá, João.
No Porto, só a Soares dos Reis, que é uma escola de ensino artístico.
Nas restantes, inicia-se sempre no 10º ano.

Anónimo disse...

Olá boa noite, tomei agora conhecimento do seu blog e gostei muito, por isso, gostaria de lhe fazer uma pergunta.
Vou para o 10º ano, ciencias e tecnologi e escolhi geometria descritiva, estou a pensar seguir informatica, acha que esta disciplina é preferivel a biologia? Eu gosto de matemática, por isso...Obrigada

Unknown disse...

Ola Vera, estou agora a terminar o primeiro periodo de geometria descritiva do 10ano e tenho media de 9. Eu adoro fazer exercicios da disciplina, acho fascinante quando acabo de fazer um exercicio, dobrá-la ao meio e conseguir ver literalmente o exercicio em 3D. A minha pergunta é, a minha escola no curso de ciencias tecnologicas tem duas opcoes (gd ou biologia) e como so posso mudar ate ao final deste periodo estou-me a sentir um bocado pressionado pois apesar de adorar gd estou-me a sentir forcado a mudar para biologia porque sei que a disciplina vai dificultar cada vez mais. Apesar disso, eu tenho nocao que nao consigo "ver" muito bem no espaco enquanto estou a fazer os exercicios...
Resto de bom trabalho Vera! :)

vera viana disse...

Olá, João Luís.
Fico contente por saber que tem tanto gosto em resolver exercícios de geometria descritiva. Se consegue perceber a representação de um objecto num exercício e a sua correspondência no espaço tridimensional, é porque está no bom caminho :-)
Embora a matéria do 1º período seja simples, é verdade que nem sempre será assim, mas nem por isso é impossível de perceber ou demasiado difícil. Será sempre uma questão de estar atento nas aulas e de resolver os exercícios necessários para aplicar os conteúdos que aprendeu. Haverá, com certeza, matérias mais fáceis e outras mais difíceis, e outras que gostará mais ou menos, como em qualquer outra disciplina (mesmo na Biologia, por exemplo).
Tenho, no entanto, de lhe dizer que a sua média de 9 me preocupa um bocadinho... Tive, há algum tempo, dois alunos (de anos lectivos diferentes) que tiverem 8 - um no 1º período, outro no 10º ano - e qualquer coisa aconteceu a certa altura (e não foram explicações) com determinada matéria e começaram a perceber. Foi com grande satisfação que vi o primeiro aluno a ter 18 no 2º período, 20 no 3º e 20 no exame nacional (na altura, a disciplina era apenas no 12º ano); o segundo terminou o 11º ano com 17 e o exame também.
Isto para lhe dizer que o 9 não é sinal de que o João Luís não é "um caso perdido", porque pode perfeitamente recuperar, mas tem de trabalhar bem nesse sentido.

Se o que tenho publicado no meu site o puder ajudar em alguma coisa, será óptimo, porque cumpriu os seus objectivos.
Boa sorte e bom trabalho.
Vera Viana

Anónimo disse...

Boa noite, eu estava no curso de ciências e tecnologias no 11°ano. A 3 semanas de acabar o 1°periodo mudei para o 10°ano de artes visuais . Já me disseram que geometria descritiva era um pouco complicada, e tenho medo de não conseguir, pois não dei absolutamente matéria nenhuma no primeiro periodo. O que se dá no primeiro periodo é importante para o resto do ano ou são apenas noções básicas?

Anónimo disse...

Olá, vou para o 10ºano de artes visuais e vou ter geometria descritiva A. É dificil???
já agora é preciso desenhar bem para o curso de artes visuais??? E desenho A é fixe??

Anónimo disse...

Boa tarde.

Escolhi o curso de ciencias e tecnologias com biologia. Mas a questão é a seguinte: como quero ser engenheiro aeronáutico ou engenheiro mecânico, o facto de não ter geometria descritiva prejudica-me a nível de faculdade?

Atenciosamente.

Unknown disse...

Boa noite.

Eu sou do 9 ano e vou para ciências e tecnologias. Estou muito receoso com a minha escolha mas o grande dia da matrícula é amanhã. Basicamente estou aqui para dizer que vou escolher geometria descritiva, mesmo não sabendo se os horários serão compatíveis pois na minha zona ciências e tecnologias costumam haver poucos alunos a optar por geometria descritiva e a maioria vai para biologia . Eu queria só saber alguns conselhos seus quer para geometria descritiva ou para biologia caso a geometria não abra. Muito obrigado. Espero não estar a fazer uma opção errada.