segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Plano Frontal, Vertical e de Perfil

No desenho seguinte, o plano alfa é sempre perpendicular ao Plano Horizontal de Projecção, mas vai mudando de posição em relação ao Plano Frontal de Projecção:
- quando é paralelo ao Plano Frontal de Projecção, ocupa a posição de um plano frontal, que tem apenas um traço - o horizontal, paralelo ao eixo x, e que por convenção, se representa por (h alfa). Sendo paralelo a este Plano de Projecção, todos os seus pontos, segmentos de recta, rectas e figuras planas têm igual afastamento;
- quando é oblíquo ao Plano Frontal de Projecção, é um plano vertical, cujos traços horizontal e frontal são, respectivamente, oblíquo e perpendicular ao eixo x;
- finalmente, quando se posiciona perpendicularmente ao Plano Frontal de Projecção, passa a ser um plano de perfil, de traços perpendiculares ao eixo x e coincidentes entre si:



Observação: podemos representar o plano vertical apenas pelo seu traço horizontal, desde que o representemos pela notação (h alfa), isto é, entre parêntisis. Deste modo, depreende-se que o traço do plano que não é representado é perpendicular ao eixo x. Esta convenção é aplicável também ao plano de topo.

Note-se que os pontos A e B têm a sua projecção horizontal sempre pertencente ao traço horizontal do plano que é um traço absorvente, pois, como veremos mais adiante, "absorve" as projecções horizontais de todos os elementos pertencentes ao plano.
Salienta-se ainda que, por conterem rectas projectantes horizontais (rectas que projectam o ponto no Plano Horizontal de Projecçao e que têm a mesma posição das rectas verticais), podemos designar cada um destes três planos como plano projectante horizontal (sendo que o plano de perfil é um plano duplamente projectante, porque contém também rectas projectantes frontais).
Posteriormente veremos que tipo de rectas poderá conter cada um destes planos.

2 comentários:

Unknown disse...

Hoje tenho um teste de D.G.D, trimestral.

vera viana disse...

Espero que lhe tenha corrido bem, Raúl.
Boa sorte para os resultados.