segunda-feira, 22 de junho de 2009

Exame de 2009- 1ª fase - Proposta de Resolução

O conteúdo desta mensagem foi transferido para AQUI

47 comentários:

jose luis santos disse...

Professora Vera Viana

Concordo plenamente com a sua opinião.
Só um reparo. Na explicitação que a professoar refere, relativamente ao exercício 4, acho que existe um lapso, pelo facto de a aresta do triângulo menor tem 4cm e não 3cm como é referido pela Professora.

Cumprimentos

Vera Viana disse...

Bom dia, José Luís
As medidas de 12cm e de 3cm são relativas ao afastamento dos planos que contêm as bases de maior e de menor afastamento do sólido, pelo que os tais 3cm não se referem à medida da aresta do prisma menor.
Obrigada pelo comentário
Um abraço

nuno silva disse...

bom dia
No primeiro exercício não é possível fazer um plano de perfil e rebatê-lo para descobrir um ponto da recta de intersecção?

Obrigado

Anónimo disse...

Sinceramente o do ano passado era uma brincadeira de criança comparado a este.
O primeiro exercicio era o mais dificil, apesar de nao ser perciso muito para o resolver, só um bocado de concentração. O 2º e 3º eram completamente dados e o ultimo era uma questão de interpretação dos dados.

Margarida Fernandes disse...

Boa tarde prof

Aqi fala Margarida uma aluna de Lisboa.

Ontem também realizei este exame e hoje vim ver a relolução.

Tenho o exam todo bem com exepçao do 1 ex.

Em comparação aos exames anteriores 2006, 2007, 2008, 1 e 2 fases, não achei qe fosse muito dificil, mas realmente o 1 ex dava mesmo qe pensar.

Obrigada e boas ferias !

Ricardo Mota disse...

Também fiz o exame.
Achei que foi relativamente fácil principalmente o 2 e 3 exercicio.
Onde me atrapalhei mais foi na axonometria. Eu estava a espera que eles pussesem a imagem das projecções como costumam fazer.
A sombra e o ângulo eram muito faceis na minha opinião.
Cumprimentos :)

Anónimo disse...

Boa tarde, parece-me que tenho tudo bem. No ultimo exercicio, a aresta comum às duas bases de maior afastamento nao podia estar toda visivel? Agradecia uma resposta :) cada vez adoro mais geometria!
Cumprimentos

Vera Viana disse...

Boa tarde
Resposta ao Nuno Silva:
Podia realmente fazer um plano de perfil auxiliar para determinar a intersecção entre os dois planos, mas o ponto I seria determinado em rebatimento e depois teria de ser contra-rebatido. Antes disso, contudo, tinha de determinar os traços de ambos os planos e o plano de perfil não deveria passar pela recta passante de perfil dada.
Foi assim que procedeu?

Resposta ao anónimo:
O do ano passado também não era difícil, mas vendo este bem (e excluindo o 1 que lhe correu mal), decerto concordará que este era não era assim tão difícil...

Resposta à Margarida:
Ainda bem que tem tudo correcto, boa sorte para os resultados. Boas férias também para si - as minhas ainda demoram muuuuito a chegar...

Resposta ao Ricardo:
Se calhar o ex. 4 acabou por ser tão simples que ficou complicado... Ás vezes acontece, estamos à espera de algo mais complicado e ficamos surpreendidos...

Resposta ao anónimo anterior:
Era pedida, a traço expressivo, a perspectiva do conjunto dos dois primas, pelo que a aresta [AC] não era para ser considerada como fazendo parte do sólido resultante.

Obrigada a todos pelas visitas.
Boa sorte com os resultados.
Um abraço

Anónimo disse...

Eu nao concordo.
Sou aluna de 18 a Gd e sinceramente achei o exame dificil este ano. Fiz os exames dos anoa passadoa e nao os achei tao dificeis como o deste ano.

Nuno Silva disse...

Sim, professora, foi.
Muito obrigado.

Vera Viana disse...

Então não sei o que lhe diga...
Mas em minha opinião, por exemplo, o exercício do triângulo isósceles oblíquo do ano passado exigia mais conhecimentos do que qualquer um dos exercícios do exame deste ano... E os exames dos anos anteriores parecer-lhe-ão sempre mais fáceis, se não os esteve a realizar como examinanda - em casa ou na aula, os exercícios parecem-nos mais simples porque os estamos a ver com calma, noutro ambiente.
Mas há sempre opiniões diferentes e ainda bem.
Boa sorte para os resultados.

Resposta ao Nuno: se fez tudo correctamente como eu referi, em princípio estará bem, mas foi pelo caminho mais complicado... Se a recta i resultante está na mesma posição da das soluções que tem visto é porque estará tudo bem.
Boa sorte para os resultados também.

Anónimo disse...

Na minha opinião o exame do ano passado foi muito mais difícil. Este ano, com excepção do 1 exercício, foi bastante acessível. Os exercícios 2 e 3 foram praticamente dados e o 4 só tinha a dificuldade de interpretar os dados... Em comparação com od do ano passado em que o 1 e o 2 eram bastante difíceis, achei este facílimo.

Vera Viana disse...

Obrigada pelo seu comentário e Boa sorte para os resultados do exame.

mariana disse...

boa noite, queria so uma ajudinha sff. no primeiro exercicio achei o traço frontal do plano e a partir dai e que fiz passar os planos de nivel. esta certo na mesma nao e? obrigada

Vera Viana disse...

Bom dia, Mariana
Se determinou os traços do plano beta, terá concluído que o traço frontal e horizontal tinham aberturas para lados diferentes, (plano em tensão), certo?
Mesmo tendo determinado f beta e utilizado um plano auxiliar horizontal (não eram necessários dois planos, porque já conhecíamos um dos pontos da recta de intersecção), a recta i de intersecção será a mesma: passante e com os ângulos das projecções com o eixo x exactamente iguais aos da proposta de resolução apresentada.
Se tem tudo assim e não faltar nenhuma das notações necessárias, então o seu exercício estará correcto.
Boa sorte para os resultados

mariana disse...

pois, deu para o outro lado.
eu quando estava a fazer nao percebi logo que a recta ia ser passante, por isso passei dois planos auxiliares. nao tem problema pois nao? depois de desenhar a recta i é que percebi que era passante.
obrigada e parabens pelo blog

Anónimo disse...

Achei o exame muito simples, até um pouco injusto na medida em que não demonstrará pelos resultados as capacidades dos alunos. Mesmo o 1º exercício pareceu-me muito acessível... A partir do momento em que determinássemos os traços do plano beta (o f, neste caso) só tínhamos de recorrer aos auxiliares... para o determinar bastava passar pelo ponto B uma recta horizontal paralela ao traço horizontal da recta e encontrar os seus pontos notáveis (f2 bastava, claro)...
Não acho que os exames devam ser de dificuldade acrescida, mas penso que podiam pedir um pouco mais de raciocínio, ou ligar conteúdos diferentes no mesmo exercício para que não fossem feitos graças a boa memória... Saber decorar métodos não é saber geometria e com exames assim é tudo o que é preciso.
Parabéns pelo blog e pela prontidão com que a proposta de resolução foi apresentada.

Raquel

Vera Viana disse...

Resposta à Mariana:
Se a recta i "deu para o outro lado" é mau sinal, ou está a referir-se ao traço frontal do plano beta?
Não há problema algum por ter desenhado dois planos auxiliares, desde que a recta i esteja correcta - o único problema é que foi por um caminho mais trabalhoso, mas isso não pode nem deve ser descontado!
Boa sorte para os resultados e obrigada pelo comentário.

Resposta à Raquel:
Também concordo consigo - não é preciso que os exames sejam dificílimos para se avaliar os conhecimentos dos alunos, basta que obriguem os alunos a pensar mais um bocadito, articulando, eficientemente, os conhecimentos dos dois anos da disciplina... Acho que este ano exageraram um bocado com algum facilitismo, como, aliás, está a acontecer a vários exames de outras disciplinas.
Obrigada pelo seu comentário e pela visita. Boa sorte para os resultados.

Anónimo disse...

achei o exame muito complicado!!! bloquei em tudo :S so consegui fazer o execicio do cone :(

Vera Viana disse...

Lamento que não lhe tenha corrido bem.
Desejo-lhe melhor sorte para a segunda fase.
Bom trabalho

bug disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vera Viana disse...

Bom dia, colega
Removeu o comentário, mas eu recebi-o na minha caixa de e-mail.
Se quiser partilhar ideias sobre o exercício em questão, pode escrever-me para veramviana@gmail.com.

NUNO SARAIVA disse...

NUNO SARAIVA
Boa tarde! Já agora solicitava, se possível, uma opinião do que poderá sair na 2ªfase em cada um dos exercícios. Fiz um estudo dos exercícios que têm saído ao longo dos últimos 3 anos nos exames e básicamente consegui acertar em três das matérias que saíram!Tive alguma sorte pelo meio... mas agora gostaria que me ajudasse! Parabéns pelo trabalho aqui desenvolvido!

Dave disse...

olá a todos.

então já sabem as notas??

estou completamente electrizado, ao saber que tive 20.0 !!!!

na minha turma houve mais um 20.0, um 19.5 e um 19.

Maria disse...

Boa noite!
Bem, eu sinceramente estou em stress! Não atino com a geometria descritiva...e não sei porquê. Porque eu sei perfeitamente ver as coisas no espaço, consigo visualizar, nem preciso fazer o desenho ou esboço no papel...mas há um bloqueio qualquer que não entendo quando é para passar o que vejo para o papel. Esqueço-me da suposta "lógica" para chegar aos resultados. Barálho-me.
Por acaso tive azar, porque entrei na área de Artes Visuais, no ano passado (10ºano) só no 2º Período, ou seja para "apanhar" o andamento dos meus colegas foi muito complicado e desisti para fazer este último ano a Geometria em 10ºano mesmo estando a frequentar o 11ºano (pois metade da minha turma tinha reprovado havia turma de 10º) Acontece, que tive um período doente e agora com a nova Lei «fantástica» das faltas mesmo justificadas chumbei porque tive 7 valores no exame de aprovação (isto já quase no fim do 2º Período e tinha tido 14 no 1º Período). Fui eliminada e resolvi fazer o exame este ano para "despachar", arranjar uma explicadora, uma amiga minha com excelentes notas e demos a matéria toda em 2/3 meses práticamente...resultado nota 5 no Exame Nacional. Fácil?! Eu já nem sei o que é fácil ou difícil em Geometria. Só sei que quero passar no Exame nem que seja com um 10 e nunca mais olhar para a geometria à frente! Desmotiva-me pois costumo ter boas notas!
Obrigada e desculpe a sinceridade professora. E já agora, este site é muito útil! Parabéns! :D.

Vera Viana disse...

Resposta ao Nuno Saraiva:
Obrigada pela visita e pelo comentário.
Hesito sempre muito em responder quando me fazem este tipo de pergunta, porque, além de não saber mesmo o que vai sair no exame, receio que um/a aluno/a que leia a minha resposta acabe por estudar apenas aquilo que eu apontar como quase certo que saia e não estude tudo o que deveria...
De facto, eu não sei o que sairá no dia 15, mas considero que é POUCO PROVÁVEL que voltem a pedir as sombras de um sólido, um sólido em cavaleira ou militar, ângulos ou intersecções. Mas existem tantas outras possibilidades, que será arriscado apontar uma ou outra... Também já fiz a análise do que saiu em todos os exames desde 1996 (DGD-A, DGD-B e GD-A) e continuo a não lhe poder responder com segurança.
Penso, contudo, que as secções serão uma possibilidade quase certa, mas sem esquecer que no ex. 3 também podem pedir a representação de um sólido de bases não paralelas a um dos planos de projecção; no 4, uma axonometria ortogonal de um sólido (suponho que já não baseado em cones ou cilindros). No 1º e 2º exercício é que pouco poderemos prever, além do que disse antes - em 2007, por exemplo, não sairam nem distâncias nem ângulos, contrariamente ao que se pensava...
Receio que o que eu digo aqui não é muito diferente daquilo que o Nuno já adivinha, mas não posso mesmo ajudar mais, pelas razões que já apontei e porque não quero influenciar negatuivamente o estudo de algum aluno/a...

Resposta ao Dave:
Parabéns pela sua nota!

Resposta à Maria:
Obrigada pela visita e pelo comentário.
Realmente, a Maria teve uma série de azares durante este ano lectivo, mas espero que não desista, se tem realmente facilidade em perceber a mecânica da disciplina... É muito mau quando um aluno entra a meio na disciplina, aliás, é mesmo muito complicado se não houver um acompanhamento suplementar. E deixe-me dizer-lhe que precisaria de mais do que 3 meses para se preparar bem para o exame, dado que a matéria é muito extensa, e não basta decorar um ou outro procedimento, como sabe.
Espero que vá tentar agora a 2ª fase para ver se consegue subir a sua nota. Se não conseguir, comece a trabalhar para a disciplina logo no início do ano lectivo (assistindo a aulas, por exemplo), de modo a conseguir estar a par de todo o programa, sem esquecer de consolidar bem a matéria dada durante o 10º ano...
Mas antes disso, desejo-lhe muito boa sorte para o exame da próxima semana e que se consiga "livrar" da geometria...

Rúben Marques disse...

bom dia! este é um blog muito util que tem dado muito jeito e queria facilita-la pelo seu trabalho... Eu queria por uma questao que exegia uma resposta urgente mas nao sei se sera possivel, no exame deste ano, no 2ºExercicio, tivo um raciocinio errado e nao reparei que nos davam o traço frontal da recta, e fiz a recta r COINCIDENTE, mas de resto, fiz o processo completamente bem, tendo o processo todo bem, fiz tudo bem mas em prol do erro inicial era impossivel ter a cotaçao toda. Mas fui ver as cotaçoes e apenas tinha atribuida a cotaçao de 21 pontos... EU ia para pedir a revisao do exame mas queria opiniao de um professional como a professora vera, mas penso que hoje é o ultimo dia para o fazer dai pedir a urgencia de resposta. Obrigado e continuaçao de um bom trabalho!

Vera Viana disse...

Olá, Rúben
Obrigada pela visita e pelo comentário.
Não sei se a minha resposta ainda vai a tempo - se não, peço desculpa, mas só hoje pude responder.
Se puder, digitalize o exercício em questão e envie-mo para veramviana@gmail.com, para que eu o possa ver detalhadamente e depois responder-lhe, ok?

"Ines de Castro" disse...

No 3º exercicio eu rebati a recta b (de perfil), achei outro ponto dela e contra rebati-o. Por esse ponto passei uma recta frontal, ficando a saber a direcçao do traço frontal do plano beta. Depois passei um plano frontal auxiliar pela recta frontal e determinei as 2 rectas de intersecçao com os 2 planos (alfa e beta). Pelo ponto onde essas 2 restas se intersectavam e o ponto de concorrencia dos 2 planos dados passei a recta passante.

tive o exercicio mal. descontaram.me na intersecçao do plano auxiliar com os 2 planos dados, no ponto de intersecçao das 2 rectas e no rigor. O FACTO É QUE O EXERCICIO ME DÁ IGUAL A MUITOS QUE JÁ LI.

vou pedir recurso.

Rúben Marques disse...

muito obrigado pela disponibilidade, mas nao tenho secanner x)
mas obrigado na mesma, eu consegui falar com a minha professora de geometria e ela disse.me que poderia apenas conseguir umas décimas, e pensso que nao vale a pena por decimas. Vou tentar a 2ª fase pois tenho que ter 19 para conseguir subir a minha nota para 18, obrigado :D

"Inês de Castro" disse...

Enganei.me não foi no 3º mas sim no 1º exercicio.

Agradecia algum esclarecimento sobre o críterio de "apresentação gráfica da solução". É que em três exercícios, nesse parametro só tive metade da cotação (5 pontos) e tive erros mínimos.

comprimentos

ruben M' disse...

so mais uma coisa, "inclinei", ou seja baseei, o meu estudo para a 2ª fase, em Paralelismo e Perpendicularidade ... distancias e figuras em planos oblicuos... e axonometrias em isometria, dimetria e triemetria... o resto da materia foi a que calhou na 1ª fase apenas dei uma visao geral, acha que foi o mais apropriado?

Vera Viana disse...

Boa tarde.
Resposta a "Inês de Castro"
Pelo que me diz, parecer ter o exercício correcto, mas se o puder digitalizar e enviar (para veremviana@gmail.com) poderei dar-lhe uma ideia mais precisa.
Compensa, evidentemente, pedir recurso, mas verifique todos os exercícios - como sabe, se tiver alguma incorrecção que não tenha sido considerada, pode vir a ter a nota actual reduzida.
O parâmetro da apresentação gráfica da resolução é relativo ao resultado final pretendido (por exemplo, a recta i, no ex. 1)-consulte os critérios de classificação da prova em http://www.gave.min-edu.pt/np3content/?newsId=254&fileName=G.Descritiva708_CC1_09.pdf

Resposta ao Rúben:
Não lhe sei dizer se serão esses os conteúdos do exame da 2º fase, mas não se esqueça das secções e dos sólidos em que é necessário rebater a base antes de definir as projecçoes.
Boa sorte para o exame da 2ª fase.

Lucia disse...

Acha provavel sairam figuras planas no exercicio 2? e se acha, qual sera a mais provaveel? contidas em planos obliquos, em planos de rampa ou em planos passantes?

Joao Vitor disse...

No ultimo exercicio o segundo sólido nao podia ser "ao contrario", ou seja, a face lateral oposto à aresta AA' ser voltada para baixo?

Vera Viana disse...

Resposta à Lúcia:
Não sei o que sairá no exame da 2ª fase. Mas, até agora, quando pediram a representação de figuras planas oblíquas aos Planos de Projecção, esta questão tanto incidou sobre o plano oblíquo como sobre o de rampa. Ainda não saiu o plano passante, o que não quer dizer que não saia - até porque o plano passante é um caso particular do plano de rampa.
Não lhe posso dizer para deixar de os estudar, conforme compreenderá, porque não sei se sairão ou não.

Resposta ao João Vítor:
Se tanto A como A' pertencem ao plano coordenado horizontal, na situação que refere, a face lateral que é oposta a esta aresta sairia fora do primeiro triedro e contradiria o enunciado do exercício...

Anónimo disse...

Olá...primeiro que tudo parabéns pelo blog, é muito util.
O exame correu-me muito mal...fui a exame com 15 e tirei 5.:( foi muito mau. fartei-me de estudar e saiu tudo ao contrário...gostava q saisse secções e saiu sombras...distancias e saiu angulos...e a axonometria trimétrica e saiu a cavaleira que foi a menos praticada nas aulas. foi um desastre...e o primeiro exercicio foi para esquecer...baralhei.me logo toda.

Anónimo disse...

Boa Noite, secalhar já é um pouco tarde para estar a perguntar isto ... mas será que alguém tem uma ideia do que irá sair no exame de GD 2ºfase 2009 ? :D

Anónimo disse...

Já está em cima uma ideia... Nunca se tem a certeza do que vai sair...Mas o que é provável sair já está em cima noutros comentários...

Vera Viana disse...

Resposta ao antepenúltimo "anónimo":
Lamento que o exame lhe tenha corrido assim tão mal, mas espero que o de hoje lhe corra melhor...

Resposta ao penúltimo "anónimo":
Em relação ao que sairá no exame ou não, alguém já respondeu (e bem)antes de mim.

Obrigada e boa sorte para daqui a pouco

bruna disse...

bem... primeiro que tudo gostaria de felicitar quem se preocupa em informar correctamnt sobre as materias de geometria.. o que neste blog acontece.. queria dizer tmm que este blog me foi muito util para o exame.. e que apesar de ter ido a exame com mt medo porque tinha anulado a disciplina.. safei-me.. mt bem.. e tive 20 no exame.. foi mesmo uma surpresa.. porque achei q tinha o 1ºexercicio totalmnt mal.. mas valeu a pena o esforço.. e as mtas horas de estudo.. obrigada pelos exercicios e explicaçoes do blog.. e mesmo mt util.. em relaçao ao exme da 1ªfase.. achei que o 1º exercicio era mesmo o mais dificil..
bem para quem foi à 2ª fase mt boa sorte e espero que tenham uma surpresa tao boa como eu tive quando vi a nota..para quem nao se safar... continuem a estudar gd.. porque nao é nnhum bicho de sete cabeças.. obrigada pela ajuda que me deram para o exame..:)

Tiago disse...

Quando puder deixe aqui a sua proposta de resolução do exame - 2a fase.

Obrigado

Vera Viana disse...

Resposta à Bruna:
Muito obrigada pelo seu comentário, que muito me satisfaz, por saber que a ajudei com o meu trabalho.
Muitos parabéns pela sua nota no exame da 1ª fase - e concordo com a sua opinião sobre o mesmo.
Felicidades

Tiago disse...

Professora Vera Viana,

Vai colocar aqui no seu excelente blog a sua proposta de resolução para o exame nacional de 2009 - 2a fase ?

Vera Viana disse...

Olá, Tiago.
Já coloquei ontem - veja em http://geometriaveraviana.blogspot.com/2009/07/exame-de-2009-2-fase-proposta-de.html.
Muito obrigada pelo elogio e boa sorte para os resultados.

Milton disse...

Fiz este exame e até o achei bastante acessível. Mas também tenho de admitir que estudei bastante porque tentei fazer os exames do ano passado e estava a ter bastantes problemas. Bem, acabei por ter 200 neste exame e fiquei muito contente.
Boa sorte para os que foram à 2ª fase.

Vera Viana disse...

Parabéns, Milton.
Já se "livrou" da disciplina, mas espero que não deixe de gostar dela...
Felicidades