quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Exame nacional de Geometria Descritiva de 2011

Consulte aqui as informações do GAVE sobre o Exame Nacional de Geometria Descritiva A que se realizará em 2011, no dia 30 de Junho (1ª fase) às 9h00 e no dia 26 de Julho (2ª fase) às 14h00.
O exame terá a duração de 2h30m, podendo o/a aluno/a, se quiser, usufruir de mais 30 minutos para o concluir.
Algumas horas após a conclusão de cada um dos exames, publicarei aqui os links a partir dos quais poderá consultar as minhas propostas de resolução para cada um dos exercícios.

A propósito, aconselho a consulta:
- da página do meu site relativa aos exames nacionais de geometria descritiva, que inclui informações sobre os conteúdos do exame nacional, conselhos sobre exercícios a resolver para a preparação do exame e propostas de resolução dos exames anteriores
- deste post, referente a algumas hiperligações úteis para todos quantos se dedicam à aprendizagem da Geometria Descritiva no Ensino Secundário.
Continuação de bom trabalho e até breve, 
Vera Viana

11 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde,

Queria agradecer-lhe por ter criado este blog, que encontrei recentemente, e que me tem ajudado bastante na resolução de exercícios. Espero que continue com este trabalho, para que não só me continue a auxiliar mas também outros alunos. Muito obrigada!!

vera viana disse...

Olá e muito obrigada pelo seu comentário.
Se o meu trabalho a ajudou a entender melhor a disciplina e a obter melhores resultados, então cumpriu o seu objectivo, que muito me satisfaz.
Um bom trabalho para si e não só com a GD...
Um abraço

Anónimo disse...

Olá,

De nada. Obrigada eu =)
Estive a ler a sua biografia e temos gostos parecidos. Queria recomendar-lhe um livro que achei muito interessante, de Margaret Atwood, se já não leu, que se chama The Handmaid's Tale. Deixo aqui o link do wikipedia - http://en.wikipedia.org/wiki/The_Handmaid's_Tale

vera viana disse...

Obrigada pela dica, quando me for possível comprá-lo-ei para o ler.
Infelizmente, será mais um livro para a minha estante de livros para ler, que se vão acumulando e o tempo disponível escasseando...
Abraço

Alexandra Ferreira disse...

Boa noite,
Como também já vi neste site, estou a acabar o 9º ano e vou seguir Ciências e Tecnologias. Sempre gostei da ideia da Medicina (para a qual devo seguir Fisica-Quimica e Biologia Geologia) mas recentemente as engenharias têm surgido nas minhas possiveis áreas/profissoões. Para seguir engenharia aeronáutica penso que a GD e a FQ devem ser as disciplinas escolhidas (embora não tenho a certeza), penso que para a engenharia biomédica sejam necessárias as mesmas disciplinas. Pensei que já tinha decidido a favor da Medicina, mas voltei a pensar melhor e pensei na GD, que não tenho uma ideia clara sobre o que é. Sobre tudo isto sei apenas que adoro os trabalhos de medição (que fiz em E.Tecnológica, E. Visual, etc.). Gostava de saber o que se pode esperar do 10º ano de GD, para assim poder fazer uma escolha melhor e mais reflectida.
Parabéns por este site, muito bem organizado e estruturado.

Anónimo disse...

Boa tarde,
gostaria de saber quando irá disponibilizar as suas propostas de resolução do exame e aa sua opinião sobre o mesmo.

Gina disse...

Exercício 3 foi complicado, deu muito que pensar!!

vera viana disse...

Já as disponibilizei, por volta das 15h00, em http://www.veraviana.net/exames.html#e20111a.
Obrigada pela visita.

Anónimo disse...

O primeiro exercicio era facil, mas ao ver a correcção reparei num erro de distracçao... O segundo nem digo nada era básico, o terceiro ainda tive que estar a pensar um bocado mas despois reparei que para achar o ponto O bastava fazer como se fosse a distãncia do ponto O` ao plano e a partir daí era básico, o quarto tambem nada de especial, principalmente porque era uma axonometria
clinogonal em perspectiva cavaleira... Conclusões: penso que me correu bem, apesar de o achar mais dificil que outros exames mas devo tirar um 19 no mínimo.

Joana disse...

Quando apresenta uma resolução para o exame de 2011? Estamos todos mortinhos para saber o que fizémos já que no gave apenas apontam diectrizes como correcção!!! Obrigada, cumprimentos

vera viana disse...

veja aqui - http://www.veraviana.net/exames.html#e20111a