terça-feira, 26 de julho de 2011

Exame nacional de Geometria Descritiva de 2011 - 2ª fase

Por aqui poderão consultar a minha proposta de resolução do exame de 2011, 2ª fase.
Mais tarde publicarei também, no mesmo link, o meu comentário sobre a prova, respondendo, entretanto, a quaisquer comentários. 
Obrigada pela visita e boa sorte para os resultados.

41 comentários:

JoanaBeja disse...

muuito obrigada pela correcção. vera, eu no segundo exercicio para a determinação do plano em vez de usar uma recta de frente ou nivel fiz passar um obliqua pelo ponto M e A. determinei os pontos notáveis dessa recta e da recta r e por aí fiz passar o plano obliquo. está mal?

Sofia disse...

É optimo chegar a casa e poder dar uma olhadela à correcçao do exame!
o exame nao era dificil, no entendo achei um pouco mais trabalhoso que o da 1ª fase :)

Sofia disse...

entanto*

JoanaBeja disse...

o 3º e 1º exercicio ainda nao estao publicados ou eu é que nao os consigo ver?

JoanaBeja disse...

o 3º e 4º *

vera viana disse...

ainda não estão publicados - estou a tratar disso... até já (responderei depois às perguntas)

Anónimo disse...

no exercicio 2 a verdadeira grandeza da distancia era aproximadamente 9?

JoanaBeja disse...

anónimo, a mim penso que me deu aproximadamente 9.3, mas segundo este exercício em cm era 10cm.

Anónimo disse...

a mim deu 9,5

Anónimo disse...

Boa Tarde.
Achei o exame da 2ª fase facilimo...

Anónimo disse...

Fiz hoje o exame e estou preocupada com o exercício 3... Especialmente a sombra própria :s Obrigada pela correção Vera

Leonor disse...

Olá, fiz hoje o exame nacional de geometria e no primeiro exercicio, por distração, coloquei mal o traço frontal do plano de rampa. Mas o raciocinio do exercicio está correcto. Descontam muito pelo erro do traço do plano?

Anónimo disse...

quando é que a resoluçao do 3 e do 4 vai estar na net?

Professor João disse...

Podem consultar aqui os 4 exercícios do Exame de hoje.

Boa Sorte!

Professor João disse...

Podem consultar aqui a proposta de resolução dos 4 exercícios de hoje.

http://gddona.blogspot.com/2011/07/exame-geometria-descritiva-2-fase.html

Boa-Sorte

Unknown disse...

Gostei de ver a correcção, mas queria ver a sombra... Quando estará disponível?

Alice disse...

Obrigada pela correcção, já me sinto mais aliviada de ver que pelo menos os dois primeiros exercícios estão correctos. Contudo tenho uma dúvida acerda do 2º. Para achar os traços do plano, passei a recta r pelo ponto M e pelo ponto F e pelo ponto A passei uma recta horizontal concorrente com a recta r num outro ponto (onde o traço frontal da recta horizontal encontra o traço frontal da recta r, tenho o ponto B e puxei para o traço horizontal da recta r. Uni depois o ponto B ao ponto A.) que me deu mais um ponto F. Uni os dois e depois o traço horizontal do plano ficaria paralelo a recta horizontal. Está correcto assim?

Anónimo disse...

alguém me sabe dizer quanto mede a aresta do quadrado em V.G. na axonometria (4º exercício) ?

JoanaBeja disse...

anónimo, penso que aproximadamente 1,4 cm.

Anónimo disse...

a mim deu-me exactamente 1,4 .. muito obrigada !

Anónimo disse...

Boa tarde desde já quero felicitá-la pelo seu excelente trabalho e agradecer o facto de disponibilizar a correcção
Estou a mandar este comentário por ao ver a correcção apercebi-me que enganei-me e na determinação da recta que delimita a parte visível da não visível pois em vez de utilizar a recta de perfil que seria paralela À aresta meti uma recta de topo logo vai ficar diferente. Queria saber se vou ter cotação na pergunta ou se irão contar alguma coisa pois o resto ta todo bem feito.

Anónimo disse...

Boa tarde! No exame de Geometria Descritiva 2ª fase, ex 4. A minha axonometria parece certa, a questão é que me dá a base hexagonal e por sua vez o V abaixo dos eixos x e y! Mas o aspecto final está igual! O que terá acontecido? Desconta muito? Obrigada.

Mafalda João disse...

Boa tarde! No exame de Geometria Descritiva 2ª fase, ex 4. A minha axonometria parece certa, a questão é que me dá a base hexagonal e por sua vez o V abaixo dos eixos x e y! Mas o aspecto final está igual! O que terá acontecido? Desconta muito? Obrigada.

David Andrade disse...

http://cdn.gave.min-edu.pt/files/388/GDA708_F2_11.pdf

enunciado - pensava que o exame ia ser complicadissimo mas nao... era facil demais

Cristina disse...

Muito obrigada pela correccao!
Tenho uma duvida no ex2:
quando se passa por P uma recta perpendicular ao plano, descontam muito se tiver usado uma recta horizontal em vez de obliqua? A resolucao e igual mas no fim, mesmo que rebata o plano vertical a V.G fica 11,3cm, quando o certo e 9,2cm. :(

Bruno disse...

nao compreendo a altura do cilindro no plano projectante horizontal do 3ºexercicio x/ Como é que eu achava o afastamento da base do o´???

Mafalda Joao disse...

Também tenho essa dúvida em relação a O'1 :s a projecção horizontal dava-me mais curta e mais larga :s

André Pessoa disse...

Boa Noite. A minha duvida é a seguinte: No exercicio 2 para achar o plano Alfa segui os seguintes passos:
Marquei a recta r e ponto A. Achei um ponto qualquer da recta R, e uni-a com o ponto A, de modo a fazer outra recta obliqua. Achei os Hs e os Fs das duas rectas a uni, bateu tudo certo, aparentemente. Está certo? Se tiver tenho 20 no exame....

Anónimo disse...

Para o Bruno e para a Mafalda:
Tinham de fazer o seguinte,
- A partir do "O" traças uma linha que faça 70º com a linha de referencia de "O". Sabes que a cota do "O'" é de 4,5. Marcas uma linha de referencia horizontal a partir desses 4,5 ate cruzar a 1ª linha. (No fundo estas a fazer a 3ªProjecção. Como sabes que o eixo do cilindro faz 70º com o plano frontal fazes aquela linha a 70º...)Continuando, "Puxas" o ponto originado pelas duas linhas para baixo como se fosse uma 3ªProjecção e já esta! Tens ai o Afastamento...

É o melhor que consigo explicar! xD
Espero ter ajudado...

Anónimo disse...

Certissimo André! Parabéns! :D

Eu acho que vou ter 196! :/

Anónimo disse...

se no exercicio nº4 for construido o cubo com 4cm de aresta em vez de 2cm de aresta, como será feita a cotação? Obrigado

Anónimo disse...

no exercicio 2, de distancias era mesmo necessario encontrar o ponto I?, nao poderia rbater o plano e o ponto p? e passar uma ortogonal a ao plano pelo ponto p?

vera viana disse...

Algumas respostas:

à Joana Beja:
não há problema em utilizar qualquer outra recta para definir o plano alfa, desde que esta contenha dois pontos do plano. Pelo que diz, se uniu os F's e os H's, respectivamente, das duas rectas, determinou correctamente o plano.

à Sofia:
não era difícil, mas muito trabalhoso. brevemente deixarei, no link referido, a minha opinião sobre o exame.

ao anónimo:
a distância era 9,15cm.
(Joana, as medidas aqui estão à escala - apesar de eu construir os exercícios com as medidas correctas, estes sofrem redução quando publicadas no site ou em pdf.

amanhã responderei a mais.
Até amanhã e obrigada pela visita

Anónimo disse...

Bom Dia, sabem quando é que sao publicados os resultados nas escolas? Obrigada

JoanaBeja disse...

Obrigada pelo esclarecimento Vera :)
Os resultados serão publicados a 9 de Agosto!

Teresa Sacarrão disse...

Olá Vera, como está?
Estive a resolver o exame ao mesmo tempo que os meus alunos com (esquadro graduado, compasso etc.), é sempre assim que faço... Achei o exame fácil, porque os 4 exercícios são semelhantes aos que dou nas aulas e que existem nos livros de exercícios dos manuais e livro de exercícios resolvidos, e por isso, um aluno estudioso facilmente resolveria os problemas. O exercício 3 do exame anterior, já não seria fácil de resolver por qualquer miúdo, é um exercício um pouco invulgar! Mas achei este exame exageradamente longo/trabalhoso, e confirmei isso a seguir, quando os alunos sairam do exame: os miúdos não tiveram tempo pra rever os exercícios, e corrigir alguma coisa, caso se apercebessem que tinham errado algum processo ou terminar algum exercício quase no final do tempo, que tivessem deixado a meio. Não houve tempo pra pensar! Deixe-me acrescentar ainda que acompanho o seu blog há algum tempo, está de parabéns, é um bom trabalho!

João Costa disse...

Boa noite! Vera, esclareça-me uma dúvida sff: No 2º exercicio, ao termos já o ponto I, poderia fazer passar por I2 um plano horizontal e colocar o IR coincidente com I1, e rebater depois o P através do triangulo do rebatimento?

Obrigado!

João Costa disse...

Boa noite! Vera, esclareça-me uma duvida sff: No exercicio 2, tendo já o ponto I, poderia fazer passar um plano horizontal por I2 e colocar o IR coincidente com I1, e rebater o ponto P através do triangulo do rebatimento, para obter a VG da distancia?

Obrigado!

Anónimo disse...

Apenas me enganei nos pontos de quebra do exc.3, Quanto acha que me pode descontar?

vera viana disse...

Obrigada pelas visitas e comentários.
Tentarei a seguir responder aos vosso comentários, porque só hoje me foi possível:

- resposta à Leonor:
o facto de se ter enganado no traço frontal do plano de rampa não será grave, mas depende do erro - se este foi apenas na cota do traço a penalização poderá ser mínima, mas desenhá-lo com outra posição que não paralelo ao eixo x é que já será bastante grave, como sabe, porque o plano está incorrecto.

em resposta à Alice:
o plano podia ser determinado com outra recta que não frontal (conforme a da minha resolução), desde que a recta contivesse dois pontos do plano. Se fosse horizontal (necessariamente concorrente com a recta r), a sua projecção horizontal é paralela ao traço horizontal do plano.

em resposta à questão "alguém me sabe dizer quanto mede a aresta do quadrado em V.G. na axonometria (4º exercício)?" - cada uma das arestas do cubo tem uma dimensão diferente, quando em perspectiva axonométrica, por se tratar de uma trimetria. em verdadeira grandeza, de acordo com o enunciado, mede 2cm, como sabe. Não percebi, portanto, a questão dos 1,4cm...

em resposta a um dos comentários seguintes: ter utilizado uma recta de topo em vez de perfil para determinar as tangentes da separatriz está, obviamente, incorrecto, mas a penalização a atribuir dependerá sempre da "dimensão" desse erro. Mas não será, à partida, completamente penalizado, porque há outros passos da resolução que são avaliados separadamente deste.

Sobre a axonometria com a base e o V abaixo dos x e y - se for abaixo dos x e y rebatidos, não haverá problema, porque esses poderão ter sido desenhados mais abaixo ou acima, mas o sólido final terá de corresponder ao sólido destacado na solução que apresentei.

Responderei depois a mais comentários. Até já.

vera viana disse...

Peço desculpa por não vos ter respondido aos comentários na altura devida, mas apanharam-me numa altura bastante complicada de trabalho, para o que agradeço a vossa compreensão. Responder agora a cada questão será já desnecessário, porque entretanto já todos souberam as notas dos vosso exames.
Mas continuo por cá ao dispor, se precisarem de esclarecer alguma questão.
Bom trabalho para todos neste novo ano lectivo e obrigada pela visita.