sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Exame nacional de Geometria Descritiva A de 2012

Foi publicado aqui o calendário de exames nacionais para 2011/2012, onde se verifica que:
- o exame de Geometria Descritiva A da 1ª fase será no dia 22 de Junho, às 14h00
- o exame de Geometria Descritiva A da 2ª fase, será no dia 17 de Julho, às 14h00.
O exame terá a duração de 2h30m, podendo o/a aluno/a, se quiser, usufruir de mais 30 minutos para o concluir.
Algumas horas após a conclusão de cada um dos exames, publicarei aqui os links a partir dos quais poderá consultar as minhas propostas de resolução para cada um dos exercícios.
E a propósito, aconselho a consulta:
- da página do meu site relativa aos exames nacionais de geometria descritiva, que inclui informações sobre os conteúdos do exame nacional, conselhos sobre exercícios a resolver para a preparação do exame e propostas de resolução dos exames anteriores
deste post, referente a algumas hiperligações úteis para todos quantos se dedicam à aprendizagem da Geometria Descritiva no Ensino Secundário.

Continuação de bom trabalho e até breve, 
Vera Viana

9 comentários:

Dalila disse...

Boa tarde! Este ano vou realizar o exame de G D como aluna externa. Estou neste momento a organizar o meu estudo e comprei até um livro da porto editora para me preparar. Mas reparei que nos Métodos geométricos auxiliares inclui apenas o método de rebatimento... não inclui mudança de diedros nem rotações. Eu sempre tive muitas dúvidas na mudança de diedros... Será que consigo realizar os exercícios apenas com o método do rebatimento? Nos exames alguma vez foi pedida a resolução de determinado exercício recorrendo à mudança de diedro? Obrigada

vera viana disse...

Olá, Dalila.
Em nenhum exercício de geometria descritiva de exame nacional se pede a resolução de um exercício por um método ou processo específico, como, de resto, é o procedimento mais correcto (assim como para testes de avaliação), porque deverá ser o próprio aluno a escolher o que melhor lhe convém. Pode acontecer é que, por força dos dados do exercício, um exercício deva ser resolvido por um método ou outro, sob pena de não caber na folha, por exemplo.
Convém sempre, no entanto, conhecer os vários processos de resolução possíveis, porque uma situação poderá ser de mais fácil resolução por um determinado método do que por outro (há, por exemplo, exercícios cuja resolução é mais simples pela mudança de diedros do que pelos rebatimentos) mas, respondendo à sua pergunta, não há orientações precisas para escolher um determinado método em vez de outro.
Boa sorte para o seu exame.

André Poeira disse...

Olá desculpe o incómodo. mas eu queria tirar uma dúvida, é o seguinte. Sou estudante e ontem fui fazer o teste de Figuras Planas 2 e o meu professor colocou me exercícios com planos de rampa e oblíquos, eu fiquei pasmado porque nunca tinha feito exercícios na explicação com esses planos. Quando cheguei a casa a minha explicadora ligou me e perguntou me o que tinha saído no teste e eu disse lhe que tinha saído esses planos, ela ficou pasmada porque disse me que esses são só para Figuras Planas 3, a minha dúvida é essa.

vera viana disse...

Olá, André.
Se é aluno do 10º ano (ou do 11º ano na escola soares dos reis ou antónio arroio), o programa que está a aprender deveria conter apenas exercícios da matéria desse ano que, no caso que refere, nunca incluirá a representação de figuras planas de rampa ou oblíquas (pode ver o programa em: http://www.veraviana.net/exames.html#programa10 ou http://www.aproged.pt/pdf/geometriaa.pdf).
Não sei o que lhe diga quanto ao facto de ter saído matéria do 11º ano no teste, mas penso que será melhor colocar a questão ao seu professor.

André Poeira disse...

Obrigado :) Pois, o professor deve ter se enganado, porque Figuras Planas 2 é só com planos projectantes. Eu não sou de Lisboa sou de Setúbal. Obrigado mais uma vez :)

Nuno Sequeira disse...

Boa tarde! Sou um aluno do 10ºano com biologia, mas estou a pensar bastante em mudar para geometria descritiva, pois penso que gosto mais e acho que me vai dar mais jeito na universidade em engenharias. O que queria saber era se me aconselhava a fazer a troca e se os conteúdos disponiveis no blogue são suficientes para saber um bocado da matéria dos 10º e 11ºanos.
obrigado

vera viana disse...

Olá, Nuno.
Tenho algum receio em aconselhá-lo a mudar de disciplina sem o conhecer pessoalmente, mas se conhece alguma coisa do que se faz no âmbito da disciplina e a acha de algum modo interessante, será um caso a pensar, mas peça conselhos a colegas seus e fale com os seus encarregados de educação sobre o assunto. Tenha em atenção que esta disciplina, infelizmente, já não é específica em quase nenhum curso superior de engenharia (salvo em Trás-os-Montes, Algarve e Castelo Branco).
Quanto ao facto de os conteúdos do meu site serem suficientes para que um aluno entenda autonomamente a disciplina, confesso que não concebi o site com tal em perspectiva (senão seria seguramente diferente). Creio que algum apoio, ou pelo menos, algumas noções introdutórias à disciplina serão necessárias…
Boa sorte com a sua decisão, seja ela qual for.
Vera Viana

little new style disse...

Bom dia, eu estudo numa escola profissional no Porto, onde tive geometria descritiva no 10º, 11º e 12º. Fui informada através de um colega que a matéria que damos nos três anos não é a matéria toda necessária para o exame nacional. Eu não sei o que fazer pois o exame está muito próximo. Será que consigo realizar o exame comprando um livro de exercícios e exames e estudando por eles? Obrigada

Anónimo disse...

Olá boa tarde , acabei agora o 12ano de Humanidades mas aprecebi-me que quero seguir design de moda e para isso preciso do exame de geometria descritiva . Acha que se eu for assistir a aulas de geometria descritiva consigo passar no exame ? ou é demasiado impossivel ? obrigada