terça-feira, 17 de julho de 2012

Exame Nacional de Geometria Descritiva A de 2012 - 2ª fase

Deixo aqui a minha proposta de resolução do exame de 2012 da 2ª fase.
Obrigada pela visita e boa sorte para os resultados.

18 comentários:

Unknown disse...

boa tarde!
no exercicio 3 sabe dizer quanto é que desconte tambem ter posto a tracejado a pequena secção que sobra da face [ACC'A']??

Anónimo disse...

O exame era bem mais fácil que o da primeira fase, mas mesmo assim não soube resolver o primeiro exercicio todo. Alguem que me explique como e que se fazia o resultado pedido no enunciado se faz favor.

Catarina Jesus disse...

Boa tarde, o exercício 1 tinha que ser feito assim ou podia-se ter feito pela terceira projecção? Eu fui achar as rectas fronto-horizontais na terceira projecção e achei o plano e depois pelo ponto dado (na terceira proj.) passei uma paralela e contra-rebati, os traços do plano pedido deram-me no mesmo sítio que lhe deu a si, gostaria se me pudesse dizer se podia ser assim feito.

Anónimo disse...

No exercicio dois eu tambem rebati e na resoluçao nao esta :s
Alguem rebatei a reta p e os pontos dela?

Catarina Jesus disse...

Eu no exercicio 2 também rebati para achar o traço frontal da recta de perfil depois bastou-me unir esse ao da recta horizontal e pronto a partir dai está igual

Anónimo disse...

Ah boa! o primeiro exercicio para mim foi bastante confuso.

Catarina Jesus disse...

Para mim foi bastante fácil porque consegui visualizar no espaço, na terceira representação as rectas fronto-horizontais ficam contidas num ponto por isso é só unir os pontos e temos o plano dado, depois na projecção 3 do ponto que te foi dado fazes uma paralela a projecção do plano que tinhas encontrado e onde bate-se no x e no yz era só contra-rebater e achar onde passava o plano, ah e como as rectas eram fronto-horizontais sabíamos que os planos eram de rampa. A minha grande questão é que nos critérios do gave o exemplo que lá aparece é como este que está aqui no site e não puseram esta maneira e agora fiquei na duvida se podia ter feito assim

Anónimo disse...

pois tambem nao sei. eu na rebati.

Anónimo disse...

Professora Vera Viana, no item 2, o rebatimento do segmento PI não estará incorrecto pois a V.G. deu-me 5 cm (aprox.).
Parabéns pelo trabalho

vera viana disse...

Obrigada a todos pela visita e agradeço em particular a quem me avisou da v.g. de [PI] que estava, efectivamente, mal rebatido, mas foi já corrigido.

Em resposta a algumas perguntas:

o ex. 2 poderia ter sido resolvido com recurso à triédrica, sem problema algum, desde que os traços horizontal e frontal do plano de rampa pedido tenham o afastamento e a cota correctos.

No exercício 1 bastava desenhar uma recta oblíqua do plano que contém as rectas a e b (uma oblíqua, de preferência) e, pelo ponto P, desenhar uma recta paralela a esta. pelos traços desta recta, desenham-se então os traços de um plano de rampa e já está.

quanto ao exemplo de resolução nos critérios não ser o mesmo que o vosso, não se preocupem que qualquer processo alternativo de resolução será sempre devidamente considerado desde que, obviamente, correcto.

mais uma vez e obrigada e boa sorte com os resultados.

vera viana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

no 4 exercício fiz pelo rebatimento dos eixos X e Y, puxei-os para baixo e desenhei-os em baixo e depois puxei para cima os pontos. Ou sejá não fiz por aquele processo, mas o resoltado parece tar direito. Desconta muito?

Unknown disse...

boa tarde!
no exercicio 3 sabe dizer quanto é que desconte tambem ter posto a tracejado a pequena secção que sobra da face [ACC'A']??

Anónimo disse...

Olá

No exercício 2 eu uni A1 com H1p em vez de B1 (distracção), quanto será que descontam?

Obrigada.

vera viana disse...

Olá, aos Anónimo do dia 17/7, ao Francisco e à Raquel.

Não vos sei dizer quanto descontam,
para isso devem consultar os critérios da prova em http://www.gave.min-edu.pt/np3/451.html.

Aos dois primeiros alunos, peço desculpa por só agora vos poder responder.
Raquel, o restante exercício não estará necessariamente incorrecto,porque a Raquel terá, em princípio, falhado apenas na determinação das rectas horizontais do plano.

Boa sorte aos três, para os resultados.

Unknown disse...

Pessoal, td bem? Sou aluno no curso de Arquiteura e estou com dificuldade para entender essa materia. Alguem poderia deixar alguns exercicios de ponto e reta pra min fazer! meu email e thiagoavelar01@hotmail.com. Obrigado Galera!

Unknown disse...

Resolvidos por favor gente!

vera viana disse...

Olá, Thiago.
Partindo do princípio de que as suas dúvidas se referem ao sistema de dupla projecção ortogonal, sobre pontos apenas, não tenho exercícios, mas apenas explicações com construções dinâmicas em http://www.veraviana.net/dieddinamicaspr.html.
Aqui, tenho exercícios sobre segmentos de recta e rectas: http://www.veraviana.net/diedresolvidos.html#recta.
Boa trabalho,
Vera Viana